Disponível o relatório 2021-2022 da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPR – Campus Paranaguá

CPA

Disponível o relatório 2021-2022 da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPR

Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal do Paraná, responsável pela coordenação do processo de avaliação institucional interna do IFPR, disponibilizou o Relatório Avaliativo 2021-2022. O relatório apresenta os resultados obtidos pela avaliação institucional referente ao ano de 2021.

Avaliação Institucional

A institucionalização de práticas avaliativas se impõe pela necessidade de ampliação da compreensão da realidade institucional. A avaliação é um instrumento imprescindível ao desenvolvimento da Instituição vez que por meio do exercício avaliativo permite um aprofundamento de conhecimentos para apreender o contexto da realidade institucional, identificando suas lacunas, necessidades, potencialidades, além de permitir a correção de rumos e a segurança do caminhar na direção da consecução dos objetivos traçados.

A CPA agradece  aos servidores, estudantes, colaboradores e comunidade externa do IFPR que participaram deste processo tão importante para o desenvolvimento institucional do IFPR. O relatório é fruto do esforço institucional voltado à consolidação de uma política de uso dos dados obtidos na autoavaliação como subsídio para a consolidação de políticas e projetos em desenvolvimento, assim como para promover a implantação de novos projetos.

A avaliação foi processada de acordo com as Orientações Gerais para o Roteiro de Autoavaliação das Instituições, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sendo os trabalhos conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) com apoio das Direções Gerais e equipes de servidores dos campi e Reitoria..

Sobre a CPA

CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e é responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários, pesquisas ou outras ferramentas) a serem desenvolvidas pela CPA servirão para o planejamento educacional e apontarão as áreas e setores que precisam de melhorias.