Estudante do IFPR Campus Paranaguá conclui o Doutorado em Física – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ

Estudante do IFPR Campus Paranaguá conclui o Doutorado em Física

É com muita alegria que comunicamos que no dia 30 de maio de 2022 nosso egresso do Curso de Licenciatura em Física, Aron Luiz Oliveira dos Santos, realizou a defesa de sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR, cujo título foi “Controle Paramétrico Quântico de Trajetória e Aplicações para Sistemas Multiníveis, Abertos e Emaranhados”. Aron, toda a comunidade IFPR Campus Paranaguá está muito feliz pela sua conquista, parabéns!

Em 2012, nosso ex-aluno ingressou no Curso de Licenciatura em Física, via processo seletivo para as vagas destinadas às cotas de inclusão para estudantes de escola pública, e concluiu sua graduação no início de 2016. Neste mesmo ano iniciou o mestrado em Física na UFPR, concluindo-o em 2018. Título da dissertação de mestrado: “Controle Paramétrico Quântico Aplicado a Sistemas de Quatro Níveis”.

Ao longo dos quatro anos do curso de graduação no IFPR Campus Paranaguá, o estudante participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), 2012-2013, e também do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), 2013-2016. Foi participando do PIBIC que o estudante deu seus primeiros passos rumo a sua trajetória como pesquisador na área da Mecânica Quântica. Em dezembro de 2015 apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Estudo dos Parâmetros de Controle Quântico de Estados Vibracionais de uma Molécula Diatômica”.

Já no doutorado, em 2019 foi agraciado com um valor em euros para custear as despesas para uma viagem à Alemanha, na cidade de Dresden, a fim de conhecer as instalações do Max Planck Institute for the Physics of Complex Systems, e apresentar um trabalho intitulado “Entanglement Control in two Qubit X state” na Polônia, na cidade de Karpackz, no International Max Planck Research School for Many-Particle Systems in Structured Environments.

Atualmente, Aron é professor na Unicuritiba e pesquisador bolsista em desenvolvimento e inovação no Senai (PD&I Senai), atuando no Projeto de Serviços de Inteligência em Mobilidade Sustentável – Agenda Tech – Senai.

Compartilhamos aqui um pouco da trajetória acadêmica do Aron, mas também devemos destacar que todas as nossas alunas e alunos egressos nos dão muito orgulho. E a cada notícia que recebemos sobre as conquistas de vocês só nos reforça a certeza de que o IFPR Campus Paranaguá cumpre com sua função de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade.