Estudantes de Meio Ambiente desenvolvem projeto de Fenologia de espécies vegetais – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ

Os(as) estudantes do Curso de Meio Ambiente das turmas 2022 e 2023 cursando Tópicos Especiais em Biologia I (Botânica) estão desenvolvendo um projeto sobre fenologia de espécies vegetais no IFPR Campus Paranaguá.

Estudos de fenologia estão relacionados ao período e à duração de eventos biológicos como a floração, frutificação, queda e a emissão foliar. Esses estudos ajudam a compreender a dinâmica dos ecossistemas florestais, as relações das plantas e animais de uma comunidade e também podem auxiliar na estruturação de planos de manejo de florestas com vistas à manutenção da fauna, produção de madeira e/ou outros recursos florestais. Os(As) estudantes de Meio Ambiente além de aprenderem sobre esse tema também irão contribuir para gerar dados interessantes para o Campus Paranaguá.

Com um olhar mais atento para as espécies vegetais do Campus será possível observar que algumas árvores/arbustos foram marcados para o projeto, que ficará em andamento até final do ano vigente. Para este fim, é imprescindível que as fitas de marcação permaneçam nos lugares onde foram inseridas. Os dados coletados serão apresentados à comunidade IFPR.