FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA – Campus Paranaguá

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

O IFPR –Paranaguá realizou no dia 25 de novembro a última oficina do ano com os professores de Geografia da rede estadual de ensino. O curso, realizado em 6 encontros no II semestre/2014, foi o resultado da parceria entre o IFPR com o Núcleo Regional de Ensino de Paranaguá e a UFPR – Setor Litoral e teve como ponto central de debate e discussão sobre as questões socioambientais no território das microbacias hidrográficas do litoral.

Durante todo o segundo semestre de 2014 foram realizadas oficinas com um grupo de professores de geografia da rede estadual de ensino que teve como objetivo debater as formas de ocupação das áreas correspondentes as microbacias que drenam a região litorânea.  A inciativa no Núcleo Regional de Educação de Paranaguá contou com a parceria com o IFPR e UFPR-Setor Litoral, e as oficinas tiveram como ponto de partida o reconhecimento do uso do solo da Microbacia Hidrográfica do Ribeirão Bertioga, localizada na área preferencial de crescimento urbano de Paranaguá. Alguns dos objetivos alcançados foi o desenvolvimento de metodologias para o reconhecimento do uso do solo do território da bacia bem como a organização dos dados em ambiente computacional utilizando os SIGs – Sistemas de Informação Geográfica.

“A prática não apenas enriquece as discussões acerca das bacias hidrográficas e a importância da água e a sociedade nesse contexto, como também permitirá aos professores envolvidos replicar, junto aos seus alunos, a metodologia desenvolvida”, diz a Prof. Gislaine Garcia do IFPR. O curso também guarda na sua origem o decreto estadual que menciona sobre a necessidade do debate sobre a educação ambiental nas escolas utilizando a bacia hidrográfica como unidade de trabalho. O resultado do fechamento das oficinas em 2014 fortaleceu o grupo de professores que estará novamente em 2015 dando continuidade aos estudos e práticas metodológicas voltadas para a compreensão dos problemas enfrentados nas unidades hidrográficas do litoral hoje. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA