Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais e Desenvolvimento Urbano monitora políticas públicas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus – Campus Paranaguá

AÇÕES COVID-19

Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais e Desenvolvimento Urbano monitora políticas públicas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

Publicado em

Copiado!

Em relatório recém lançado, realizado pelo grupo PDUR – Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais e Desenvolvimento Urbano –, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, em parceria com o IFPR, com a participação de professores de três campi diferentes (Paranaguá, Campo Largo e Colombo), que cobre os primeiros seis meses do trabalho de monitoramento das políticas públicas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi desenvolvido um instrumento de monitoramento das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, uma linha do tempo das políticas públicas.

Tal instrumento permite localizar temporalmente as principais etapas do ciclo das políticas públicas: a colocação da demanda; o contexto que envolveu sua elaboração; sua publicação; os efeitos imediatos pós publicação. São avaliadas aqui as ações implementadas entre março e agosto de 2020, mensurando seus impactos no ritmo de disseminação do novo coronavírus e dos óbitos provocados pela Covid-19. A partir daí busca-se discutir o sentido das políticas adotadas, e evidenciar o lugar que a saúde pública ocupa no contexto do Brasil contemporâneo.

Este foi o primeiro relatório publicado, cobrindo os seis primeiros meses da pandemia na Região Metropolitana de Curitiba. O grupo de pesquisa está coletando material sobre o litoral do Paraná e espera em breve produzir um primeiro relatório sobre a região também.

 

Acesse a versão resumida do relatório.

Acesse a versão completa do relatório.

 

Saiba mais ➡️ https://www.ufpr.br/portalufpr/?p=135757&utm_source=Listas&utm_campaign=UFPR

 

Topo