IFPR Campus Paranaguá em intercâmbio acadêmico em Cuba – Campus Paranaguá

IFPR Campus Paranaguá em intercâmbio acadêmico em Cuba

Por meio da parceria entre o IFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidad Pinar del Río (UPR), o Prof. Leandro Angelo Pereira foi convidado para ir a Cuba para participar do projeto “Energías Renovables: Constrcción de una Matriz de Decisión Multicriterio para Opción de la Matriz Tecnológica”.

Dentre as atividades previstas neste intercâmbio técnico-científico, estão a internacionalização do Programa de Mestrado do Campus Paranaguá e a divulgação dos trabalhos realizados no Campus na área de Tecnologia em Gestão Ambiental. Neste sentido, já foram realizadas reuniões para troca de experiência com professores do grupo “Centro de Estudios de Medio Ambiente y Recursos Naturales  (Cemarna), além de palestras para diferentes alunos de graduação e pós-graduação em Cuba, tendo como foco os estudantes de Licenciatura em Biologia e de Bacharelado em Informática e do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável.

Estão previstas, ainda, até meados de outubro, outras atividades de pesquisa e conferências com os professores da UPR na temática de gestão ambiental e tecnologia, incluindo um curso “Indicadores de Sustentabilidad para la Gestión Económica y Social basados en Ecossistemas”, voltado para os professores da UPR, estudantes de pós-graduação e profissionais da área ambiental. Concluindo as ações de intercâmbio acadêmico, serão também realizadas visitas técnicas aos locais onde os professores cubanos desenvolvem suas atividades de pesquisa e extensão (província de Pinar del Río).

Para saber mais, basta entrar no site: https://noticias.upr.edu.cu/2018/09/cemarna-invita-a-curso-de-postgrado/.