II Encontro Virtual de Ciências Sociais do IFPR – Campus Paranaguá

AÇÕES COVID-19

II Encontro Virtual de Ciências Sociais do IFPR

Publicado em

Copiado!

Queridas e queridos membros da comunidade acadêmica,

 

Agradecemos a todos(as) que puderam assistir e participar do primeiro Encontro virtual das Ciências Sociais. E aproveitamos para lançar o convite para um segundo momento de reflexão e conversa, nesta quarta-feira, dia 06 de maio. Sempre das 19:00 às 21:00 horas.

 

Basta acessar o link e clicar em Participar: meet.google.com/cao-rjxc-mak!

 

A declaração de participação contará como Atividades afins, bastando escrever o seu nome e o seu curso no chat, no dia do evento.

 

Os responsáveis serão os professores Fábio Luciano Iachtechen (Historiador/Docente do curso de Licenciatura em Ciências Sociais IFPR) e

Marília Sene de Lourenço (Antropóloga/Docente IFPR), com o tema “Pandemias e povos extramodernos: da segregação à aliança”.

 

No interior de uma crise sem precedentes, este encontro entre história e antropologia busca refletir sobre alterações do COVID-19 e seu “estado de quarentena” na noção de tempo: vivemos uma espécie de presentismo? Ao dar alguns passos para trás, a história pode elucidar processos semelhantes em que populações à margem da Modernidade passaram pela violência do higienismo segregador, que parece marcar também as políticas atuais sobre o coronavírus em todo mundo. Mas quem são os modernos, afinal? Talvez seja o caso de levarmos a sensação de impotência diante do vírus a sério e nos perguntarmos se podemos e queremos nos modernizar de fato, considerando o “fim do mundo” para o qual nos movemos desde pelo menos a Revolução Industrial. Repetiremos a História ou passaremos a consultar os povos extramodernos, aqueles que não se submeteram à lógica excludente da Modernidade, e por isso mesmo possuem reflexões preciosas para uma nova forma de vida após a pandemia?

 

Contamos com todes para matar as saudades! Até lá!

Topo