Lemarde FabLab está com inscrições abertas até 22/05 para o projeto “Recriando Da Vinci” – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ

O LEMARDE FabLaB do IFPR Câmpus Paranaguá, abre inscrições para que alunos do ensino médio do curso Técnico em Mecânica participem do projeto de extensão intitulado “RECRIANDO DA VINCI”. O projeto tem por objetivo inserir estudantes no universo das ciências, revisitando os trabalhos de Leonardo da Vinci. A ideia central é que estudantes se debrucem sobre as obras e escolham os modelos mecânicos que poderão virar protótipos em escala, passando pelas etapas de projeto, dimensionamento e construção, utilizando as facilidades do FabLab.

O projeto tem a coordenação dos professores Cristiano Brunetti e Ricardo Adriano dos Santos.

As inscrições podem ser realizadas até 22/05/2023 através do link: https://forms.gle/Yj5ecAWwMg1amGxh7

Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 em Vinci, na Itália. Foi um ícone da mecânica, medicina e artes que é reconhecido tanto pelas obras primas que adornam as paredes de grandes museus ao redor do mundo, como também por invenções espetaculares que são utilizadas até os dias atuais. A caneta esferográfica, a grua, a prensa mecânica, a bicicleta, o escafandro (roupa de mergulho) e até mesmo a metralhadora fazem parte do rol de invenções da mente brilhante de Da Vinci.

Escreveu aproximadamente 13.000 páginas, mas são conhecidas cerca de 7.000 e seu trabalho está dividido nos famosos “Codex” (Codex Arundel, Codex Atlanticus, Codex Trivulzianus, Codex ‘Vôo dos pássaros’, Codex Ashburnham; Codices ‘do Institute de France’, Codex Forster, Codex Leicester, Codex Windsor fólios, Codex Madrid).

Da Vinci morreu em 23 de abril 1519 em Cloux – França deixando um legado impressionante e que desperta ainda hoje interesse e curiosidade ao redor do mundo.