Nota de Manifestação – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – Campus Paranaguá

Nota Oficial

Nota de Manifestação – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais do campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná vem a público manifestar seu repúdio aos atos terroristas que ocorreram em Brasília no dia 08 de janeiro de 2023. Entendemos que se tratou de uma tentativa de golpe de Estado, que colocou em risco não só o patrimônio material do congresso nacional, mas também o regime democrático brasileiro. Defendemos que o resultado do processo eleitoral que escolheu o Presidente da República em 2022 deve ser respeitado, pois este é o primeiro passo para construção de uma sociedade democrática, ao criar condições para o estabelecimento da igualdade e justiça como princípios norteadores da política nacional. Acreditamos que é dever de todos, todas e todes defenderem a nossa democracia contra o autoritarismo e o fascismo, por isso manifestamos nosso apoio às investigações que procuram apurar os responsáveis diretos e indiretos pelos crimes ocorridos na capital do país.