NUPOVOS faz parecer para abertura de escolas faxinalenses – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ

NUPOVOS faz parecer para abertura de escolas faxinalenses

No fim de junho, o Núcleo de Defesa de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais (NUPOVOS) esteve no município de Pinhão para apresentar o Parecer Técnico emitido por solicitação do movimento faxinalense (Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses – APF) e da Defensoria Pública do Paraná, com o objetivo de apoiar o direito à educação escolar das comunidades faxinalenses no município.

A reunião contou com a presença de vereadores, lideranças das comunidades e a coordenação da APF, momento em que o Prof Roberto Martins de Souza, coordenador do NUPOVOS, apresentou os estudos que demonstram o comprometimento de direitos referidos à educação escolar de povos tradicionais, ameaçando a existência dos povos faxinalenses, em específico.

O movimento faxinalense demanda a construção de duas escolas municipais nos faxinais de Bom Retiro e São Roquinho.