O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Paranaguá é Nota 4 pelo MEC/INEP – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ

O MEC divulgou nesta semana o CPC (Conceito Preliminar de Curso) que é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação em todo o país. A nota vai de 1 a 5.

O CPC é um indicador de qualidade que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. Ele é constituído de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação.

Dimensões:
 I – Desempenho dos Estudantes: mensurado a partir das notas dos estudantes concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
II – Valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso: mensurado a partir dos valores do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
III – Corpo Docente: baseado em informações obtidas a partir do Censo da Educação Superior, referente ao ano de aplicação do Exame, sobre a titulação e o regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos avaliados;
IV – Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo: obtida por meio do levantamento de informações relativas à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e instalações físicas e às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, a partir das respostas obtidas com a aplicação do Questionário do Estudante.

curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Paranaguá foi avaliado com a NOTA 4 pelo MEC/INEP.

O Instituto Federal do Paraná teve seis diferentes cursos avaliados em quatro diferentes Campi este último ano. O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Paranaguá ficou entre as três melhores avaliações de cursos de graduação do IFPR. Em escala estadual comparando com outras IES, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental foi avaliado juntamente com outras onze instituições e ficou entre os quatro melhores cursos de TGA do estado do Paraná juntamente com outra instituição pública federal e duas instituições privadas. Em nível nacional apenas cinco cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental obtiveram nota máxima cinco. Destes, quatro são de instituições federais UF’s/IF’s e uma instituição privada.

Esta nota obtida pelo indicador CPC mostra que o Instituto Federal do Paraná oferta um curso de graduação gratuito e de qualidade à comunidade, principalmente do litoral do Paraná.

O coordenador do curso, Profº Dr. Everaldo dos Santos ressalta o resultado obtido e enaltece os estudantes e corpo docente do curso. “O ótimo resultado não seria possível sem uma comunidade dedicada e comprometida com a qualidade da educação superior pública em nossa instituição”.

O diretor do Campus Paranaguá, Profº. Dr. Mateus das Neves Gomes parabeniza toda a comunidade representada pelos estudantes, técnicos-administrativos e docentes envolvidos no curso e destaca:

” Para o Campus Paranaguá o resultado obtido neste indicador tem um relevante significado, uma vez que representa uma etapa de consolidação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, representando assim a verticalização do ensino na área ambiental no campus Paranaguá com vistas a uma educação, pública, gratuita e de qualidade.”