O Laboratório de Meio Ambiente faz seu segundo aniversário – Campus Paranaguá

O Laboratório de Meio Ambiente faz seu segundo aniversário

Em 2013 um grupo de professores e alunos começaram a sonhar e planejar um espaço onde seria possível conciliar ao mesmo tempo aulas práticas e teóricas. Além disso, imaginaram um ambiente que servisse como um espaço de convivência entre alunos e professores.

Então, dois anos se passaram e isto não virou só realidade, como pode ser traduzido em números:
– Três projetos aprovados em diferente Editais:
Escritório EcoSocial: criação de um espaço voltado ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis (PIBIN 2014) – Com resultados publicados no Colóquio de Educação Ambiental
Variação espaço temporal da presença do lixo marinho em ambientes praiais do litoral do Paraná (PIBIN 2015)- Com resultados publicados no CEPIAL, apresentados para o ICMBio e comunidades litorâneas.
Clubinho do Curipira: Educação ambiental infantil no IFPR – Paranaguá (Edital de Extensão 2015) – Com integração com o curso Proeja Agente de Desenvolvimento Socioambiental e do Programa Mulheres Mil (filhos e filhas dos nossos alunos e alunas).
– Apoio do Ministério do Meio Ambiente, com o Projeto Sala Verde:
Apoio ao Laboratório de Meio Ambiente para consolidação de Centros de informação e Formação ambiental
– Atualmente conta com mais de 120 usuários:
Entre alunos e bolsistas de diferentes cursos e níveis de ensino
– Três Cursos com disciplinas regulares no Laboratório:
Especialização em Gestão Ambiental, Técnico em Meio Ambiente e  Agente de Desenvolvimento Socioambiental.
– Laboratório Multi-usuários, envolvendo cinco professores com atividades frequentes e seus bolsistas.
– Espaço para confraternização e integração:
Eventos para os formandos conseguirem recursos para formatura, além de alguns aniversários.! =)
Se isso foi legal, imagina o que estamos planejando para este ano de 2015:
– Ampliação da parceria entre Ministério do Meio Ambiente, aumentando os recursos e investimentos do Ministério no Laboratório;
– Parceria com a UFPR-Litoral para ampliação das atividades de divulgação da ciência;
– Apoio da Universidade Estadual do Paraná para realização de cursos de curta duração;
– Formalização da rede de laboratórios de monitoramento ambiental envolvendo as diferentes universidades (UFPR – Câmpus: Agrárias, CEM e Litoral; e UNESPAR, Câmpus Paranaguá)
– Contínua submissão de projetos para diferentes editais na área de Meio Ambiente e Educação;
– Formação de um Clube de Ciências;
– Estímulo para estruturação de um Centro Acadêmico.
Ufa…. =)
E isso é só o começo.!!
01 02 03 VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 16 1517 18 19