Obra será iniciada no IFPR – Campus Paranaguá – Campus Paranaguá

Obra será iniciada no IFPR – Campus Paranaguá

Foi assinado na última quinta-feira, 21/05/2009, o contrato para construção de dois novos blocos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), localizado no bairro Porto Seguro, em Paranaguá. A solenidade para assinatura do contrato com a construtora , contou com a presença do vice-prefeito Fabiano Vicente Elias, do reitor da instituição, Alípio Santos Leal Neto, do diretor da unidade, Irapuru Haruo Florido, do vice-reitor de Administração e Infraestrutura, Paulo Yamamoto, além dos servidores e discentes.

A expectativa é que a obra seja entregue até março de 2010. O terreno onde está acontecendo a construção, que possui cerca de 30 mil metros quadrados, foi cedido pela Prefeitura de Paranaguá, recentemente, numa solenidade que contou com a presença do prefeito José Baka Filho. O espaço terá 14 novas salas de aula, 3 laboratórios de química, física e biologia, e cinco laboratórios de informática. Com isso será possível oferecer outros novos cursos, principalmente os voltados para formação de professores e com a demanda produtiva da região.

O diretor Irapuru, assim como os alunos presentes à solenidade, comemorou a construção dos dois novos blocos. “É importante porque para 2010 há necessidade em termos de novos cursos. E que futuramente haja mais obras, para proveito da comunidade e dos alunos”, destacou. Ele e o restante das autoridades visitaram a área onde será construído o complexo, após a solenidade no auditório do IFPR.

O vice-prefeito voltou a lembrar que o bairro Porto Seguro é um dos poucos do Brasil a concentrar um complexo educacional desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. E comentou que futuramente a sociedade parnanguara sentirá os reflexos dos investimentos que estão aplicados neste setor. “Tenho certeza de que em alguns anos sentiremos mais orgulho dos alunos que estão aqui hoje”, destacou Fabiano Elias, que representou Baka na solenidade.

Para o reitor do IFPR no Paraná, a unidade só se tornou realidade graças ao esforço do governo federal, da Prefeitura de Paranaguá e de diversos setores da comunidade. Ele aproveitou para cobrar empenho dos alunos que participavam da solenidade e disse que vai solicitar à construtora que a obra seja entregue antes do prazo. “Vamos pedir para que seja acelerada a obra, para ter turno duplo, sem comprometer a qualidade e a segurança”, destacou Alípio Santos Leal Neto. O governo federal está investindo em oito unidades do IFPR no Estado e tem a meta de chegar a 12. São 214 em todo o país, conforme anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente.

Fonte : Prefeitura Municipal de Paranaguá / Jornalista: Osvaldo Capetta