Parceria Inovadora entre IFPR, Mosaic e MarBrasil resulta no Projeto “Águas para o Futuro” – Campus Paranaguá

Inovação

Uma colaboração de destaque entre o Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (IFPR), a Mosaic e a MarBrasil está gerando resultados inovadores para o litoral do Paraná. A partir do projeto intitulado “Águas para o Futuro”, uma iniciativa conjunta entre as três instituições que promete unir educação, tecnologia e meio ambiente para criar soluções inovadoras voltadas à questões sobre água e que refletem na qualidade de vida na região.

O objetivo do projeto reside na aplicação dos protocolos desenvolvidos pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã, do qual o IFPR é parte integrante. Com um enfoque no monitoramento da qualidade da água, esse protocolo ou roteiro de coleta de dados, visa envolver as escolas de Paranaguá a coletar informações valiosas sobre pH, cor, transparência e presença de coliformes, que são indicadores cruciais de poluição hídrica.

Os dados obtidos serão centralizados no Sistema Data Symbion, desenvolvido pelo IFPR em colaboração com a FURG (Universidade Federal do Rio Grande) e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná). Além de fornecer uma plataforma robusta para a gestão de informações, o Data Symbion oferece a capacidade de aplicar algoritmos de inteligência artificial para a extração de conhecimento. Esse processo permitirá uma análise mais aprofundada dos dados coletados, resultando em insights preciosos para a sensibilização das pessoas e assim a melhoria contínua da qualidade da água.

A parceria entre IFPR, Mosaic e MarBrasil tem como objetivo final não apenas a disseminação da ciência, mas também a compreensão mais profunda da qualidade dos recursos hídricos de Paranaguá. O projeto visa ainda impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população do Litoral do Paraná.

“Águas para o Futuro” é um novo projeto que conta com a colaboração entre instituições e deve resultar em soluções significativas para desafios contemporâneos. O projeto não apenas coloca o IFPR – Campus Paranaguá, a Mosaic e a MarBrasil na vanguarda da inovação, mas também destaca o compromisso dessas entidades com a promoção da sustentabilidade ambiental e o bem-estar da comunidade local.