Pedido de patente de tecnologia desenvolvida no Campus Paranaguá é depositado no INPI – Campus Paranaguá

CAMPUS PARANAGUÁ

Mais uma tecnologia desenvolvida no Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá teve seu pedido de patente depositado no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no dia 23/03/2020.
O projeto trata de uma Tecnologia Assistiva voltada ao ensino de programação para pessoas com comprometimento da visão. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Ilan Francisco da Silva, do curso Técnico em Informática e do aluno João Rafael Stopinski Triaquim, do curso Técnico em Mecânica, ambos da turma de 2015. A orientação do trabalho foi do professor Rafael Rogora Kawano e a coorientação do professor Hugo Alberto Perlin.
Com o depósito do pedido de patente, os próximos passos envolvem a busca por uma empresa interessada na fabricação do equipamento, sob licença do IFPR. Com isso, uma importante tecnologia estará a disposição da sociedade e com possibilidade de retorno de recursos financeiros à instituição, provenientes de royalties do licenciamento.
Esta é a quarta tecnologia desenvolvida no campus que foi matéria de pedido de patente e a quadragésima primeira de todo IFPR. O campus abriu a série de depósitos de pedidos de patentes do IFPR, com o depósito do primeiro pedido de patente em 2017.