Professora do Campus Paranaguá vence prêmio “Mundos do Trabalho”, promovido pela Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.  – Campus Paranaguá

PRÊMIOS

Professora do Campus Paranaguá vence prêmio “Mundos do Trabalho”, promovido pela Associação Brasileira de Estudos do Trabalho. 

Publicado em

Copiado!

A professora Kelem Ghellere Rosso, coordenadora do curso de Ciências Sociais, recebeu o Prêmio “Mundos do Trabalho”, da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, pela pesquisa realizada durante o seu período de doutoramento. A tese, intitulada “Trabalhando no Madero: estratégias de controle e a centralidade do trabalho juvenil no capitalismo dependente”, foi defendida pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFPR, em 2022, sob orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Bridi. O estudo parte da preocupação com as condições de trabalho da juventude brasileira na atualidade, analisando-as a partir do caso da rede de restaurantes, assim como análise da cadeia produtiva da empresa. Os resultados da pesquisa apontaram para a persistência na atualidade de estratégias de controle sobre o trabalho que remontam o período colonial e refletem o caráter dependente do capitalismo que se desenvolveu no Brasil.  

Segundo o edital do concurso, o Prêmio “tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referidos ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento, caracterizando a perspectiva multidisciplinar da premiação.” A comissão avaliadora analisou as pesquisas defendidas entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023 e divulgou o resultado no encerramento do XVIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.

Leia a tese aqui: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/80732

Fotos: 

Entrega do Prêmio

Professora com a orientadora da pesquisa e o Prof. José Ricardo Ramalho/UFRJ

Premiados de 2023 – melhor tese e melhor dissertação. 

Topo