Professores de Meio Ambiente articulam parceria com Governo Alemão para organização e oferta de cursos sobre Mudanças Climáticas no Brasil. – Campus Paranaguá

Os professores Emerson Luis Tonetti e Leandro Angelo Pereira participaram nessa terça feira (03/03/2015) de uma reunião no Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres que tinha como pauta a estruturação de cursos de sensibilização e formação de profissionais que contribuam com a conservação da Mata Atlântica.

Mais precisamente, os professores do IFPR em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Câmpus Paranaguá devem ofertar em breve um treinamento dirigido à metodologia de “Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) como resposta às Mudanças Climáticas”. Este treinamento terá o apoio do projeto Biodiversidade e mudanças Climáticas, executado pela instituição alemã GIZ (Deutshe Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) em parceria com o Ministério de Meio Ambiente do Brasil que fornecerá apoio logístico e alguns consultores alemães. Além desta instituição, também estão envolvidos nesta proposta a Coordenação Estadual da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná (SEMA), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). A expectativa é que esta a primeira turma deve ocorrer no início de abril em Antonina, com três dias de imersão e todas as despesas cobertas para os participantes.

Inst-Alemão