Roda de conversa sobre Povos Indígenas – Campus Paranaguá

Roda de conversa sobre Povos Indígenas

No dia 19 de abril, data que considera-se Dia do Índio, foi realizada uma Roda de Conversa sobre  Povos Indígenas que contou com a participação de indígenas Kaingangs, Florêncio Rekayg Fernandes e Sirlei Garigtanh Fernandes, ambos são educadores, sendo que Florêncio também é Diretor da escola estadual localizada na Aldeia Tupã Nhe’e kretã no município de Morretes.

Na roda de conversa foi possível conhecer um pouco da cultura indígena, da identidade e modo de vida tradicional dos indígenas Kaingangs e sua relação com outras etnias indígenas. Comentou-se durante a roda de conversa sobre as aldeias indígenas no litoral, problemas enfrentados e demandas.

Ao final da atividade, o IFPR foi convidado à conhecer todas as aldeias indígenas do litoral e discutiu-se algumas possibilidades de contribuir com as demandas apresentadas pelos indígenas.

Esta Roda de Conversa com indígenas fez parte de uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas através da disciplina Tópicos Especiais em Biologia III ofertada pelo Professor Ezequiel Antonio de Moura e está em consonância com a Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008 que considera obrigatória nos currículos escolares a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.