Semana Acadêmica de Ciências Sociais – Campus Paranaguá

Semana Acadêmica de Ciências Sociais

Nos dias 16 e 17 de outubro foi realizado no IFPR – Campus Paranaguá a Semana Acadêmica de Ciências Sociais: Licenciaturas em território de resistência, nesses dois dias foram realizadas diversas atividades com os estudantes e a comunidade externa, que envolviam discussões sobre currículo, ensino, ocupações, movimentos sociais, história do litoral e resistência, além disso, tiveram intervenções artísticas, para valorizar a importância da arte no meio acadêmico.

A semana contou com convidados de Curitiba, Paranaguá e Antonina. No primeiro dia de evento, para abrir a semana, fora organizado uma mesa com professores e estudantes para um debate sobre as ocupações de 2016 e como elas ainda resistem nos dias atuais. Na parte da noite, contamos com a presença da professora da UFPR Simone Meucci, trazendo uma perspectiva da história da sociologia, sua importância e um olhar para o futuro, lembrando em toda conjuntura que estamos vivendo.

Já no Segundo dia de evento, contamos com a participação de representantes do MST de Antonina – PR, que fizeram uma exposição do Documentário Agrofloresta é mais, do Diretor Beto Novaes, mostrando um pouco do trabalho que realizam na plantação de orgânicos e a recuperação da mata nativa, ainda neste dia Thiago Possiede, historiador de Paranaguá, trouxe uma visão histórica dos movimentos sociais no Litoral do Paraná. Contamos também com a exposição fotográfica da Marcela Pagani, Vivendo a pesca: Retratos do cotidiano da atividade pesqueira no litoral do Paraná. Além da programação formal a semana contou também com discussões sobre o panorama geral dos dias atuais, um momento muito importante para o debate e construção coletiva.

Reafirmamos a importância de momentos como esse, a fim de dar voz às nossas lutas e resistências.