Alunos dos 3º e 4º anos do curso de Engenharia Elétrica visitaram a Indústria Atvos essa semana – Campus Paranavaí

Institucional

A indústria se localiza no Município de Teodoro Sampaio – Mirante do Paranapanema – SP.

Foi uma visita técnica, supervisionada pelo Prof. Fabrício e pelo técnico em Eletromecânica Hudson, com objetivo de conhecer todo o processo industrial de produção de açúcar e álcool e geração de energia própria. Para todos estes processos, tem-se a adoção de uma tecnologia de automação industrial de alto nível e de custo elevado.

Foi observado pelos acadêmicos que a indústria Atvos faz profunda utilização de conceitos da indústria 4.0, ou seja, uso aplicado de inteligência artificial em todos os seus processos. Foi observado também pelos visitantes que o setor sucroenergético é considerado um dos que menos consomem água no agronegócio, e que a empresa não poupou esforços para reduzir consideravelmente a captação de água e que a empresa também busca incansavelmente a aplicação seletiva da automatização para o processo de extração do caldo da cana-de-açúcar para gerar etanol, açúcar e energia .