Estudantes do Campus Paranavaí se destacam no IX Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (SE²P²IN)
Publicado em
A nona edição do (SE²P²IN), com o tema “Ciência e Tecnologia para a Inclusão: Territórios, Saberes e Diversidades”, ocorreu no período de 11 a 14 de dezembro de 2024, na associação Banestado – Pontal/Paranaguá, e contou com 7 (sete) modalidades de apresentação e discussão de trabalhos e reuniu mais de 500 participantes dos diversos campi do IFPR. A programação do evento também contou com mesas redondas, sessões temáticas, atividades culturais e artísticas, visitas técnicas.
Este ano, 27 estudantes de nível médio ou superior, envolvidos em projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e artísticas do campus Paranavaí, foram selecionados para apresentação de seus trabalhos modalidades banner, comunicação oral, mostra de protótipo (IFTECH), competição de robótica e atividade artes visuais. Foram 4 dias intensos de atividades que proporcionaram experiências científicas e acadêmicas que contribuem para a formação sólida e de qualidade dos nossos estudantes. O último dia do evento foi marcado pela cerimônia de premiação, e o campus Paranavaí se destacou, recebendo 8 prêmios em diversas áreas do conhecimento e categorias, conforme descrito a seguir:
Projeto: Processamento fonológico matemático aplicado com o uso de materiais grafotáteis – Melhor trabalho na categoria ciências exatas e da terra nível médio e Trabalho de destaque no tema inclusão, somando 2 premiações.
Estudante: Emanuellen Silva De Abreu – 4º Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Orientadoras: professoras Angela Fontana Marques e Elizete Pinto Cruz
Projeto: Desenvolvimento de um complexo de rutênio-nitrosilo contendo cm ligante tamoxifeno para fins terapêuticos – Melhor trabalho Melhor trabalho na categoria ciências exatas e da terra nível superior.
Estudante: Maria Heloísa da Silva Candiotto – 3º Licenciatura em Química
Orientadora: profa. Ana Paula Segantin Giovanini Gaspari
Projeto: Cultivando saberes: horta como prática pedagógica interdisciplinar – Melhor trabalho na categoria Ciências da saúde.
Estudante: Guilherme dos Santos Costa – 3º Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio
Orientadoras: Professoras Rosemeire Carvalho da Silva, Luciana Yoshie Tsuchiya, Andreia Araujo de Farias Aquino
Projeto: Musicarte: Transformando Vidas – Melhor trabalho de extensão nível médio, categoria cultura.
Estudante: Laura Leal Bevilacqua, Ensino Médio – 2º Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio
Orientadora: profa. Ester Cristina Back Schulz
Projeto: Podeducar em direitos humanos: espaço de interação e inclusão – Melhor trabalho de nível médio na categoria Direitos Humanos e Justiça.
Estudante: Otávio Augusto Thomaz Fernandes – 3º Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio
Orientador: prof. Felipe Augusto Moreira Bonifácio
Projeto: Oficinas temáticas sobre restrições alimentares envolvendo merendeiras e crianças – Melhor trabalho nível médio na categoria saúde.
Estudante: Alana Sophia Silva Durães, Campus Paranavaí – 2º Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio
Orientadores: prof. Fernando Sanches de Lima e profa. Vanessa Aparecida Marcolino Pittarelli
Projeto: Janela periódica inclusiva – 1º lugar IFTECH.
Estudante: Vitor Tavares de Oliveira – 3º Engenharia Elétrica
Orientadores: professores Michele Barboza dos Santos, Elizete Pinto Cruz e Felipe Augusto Moreira Bonifácio
Gostaríamos de expressar nosso agradecimento aos professores/as Vanessa Monteiro, Michele Barboza dos Santos, Elizete Pinto Cruz, Ester Cristina Back Schulz e Fernando Oliveira que acompanharam a delegação de Paranavaí durante todo o evento.
Parabenizamos a todos os coordenadores de projetos apresentados no SE²P²IN.
Agradecemos a gestão de ensino, administrativa e seção pedagógica do campus que, juntos, realizaram os processos de pagamento de auxílios aos estudantes e custeio de banners.
Já estamos ansiosos para a décima edição do evento, prevista para ocorrer na cidade de Foz do Iguaçu.
Para saber mais, acesse: https://ifpr.edu.br/sepin2024/