Alunos do curso de Engenharia de Software vencem o Startup Garage 2021 – Campus Paranavaí

Alunos do curso de Engenharia de Software vencem o Startup Garage 2021

Alunos do curso de Engenharia de Software vencem o Startup Garage 2021 com protótipo que ajuda pacientes positivados com o coronavírus.

O Stautup Garage é uma competição anual promovida pelo Sebrae, em parceria com a UniFatecie e IFPR. Pelo segundo ano consecutivo, alunos do IFPR – Campus Paranavaí vencem a competição. A banca final que avaliou os projetos, aconteceu no dia 05/11/2021 e pode ser revista no link: https://www.youtube.com/watch?v=lWaD9EjbYco

O projeto vencedor – Monicare:

Desde o início de 2020 sofremos com a pandemia de COVID-19. Uma das maiores causas de morte nos indivíduos infectados com essa doença e em atendimento domiciliar é a hipoxemia silenciosa, que é a redução dos níveis de oxigênio no sangue sem sintomas aparentes. Existe também o problema da sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde responsáveis pelo monitoramento desses pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, o monitoramento domiciliar deve ser feito por meio de ligação telefônica ao paciente a cada 24 ou 48 horas, o que se torna inviável quando se tem um número elevado de casos positivos.

Foi pensando nesses problemas que a equipe do Projeto Perseus, sob orientação do Professor Eduardo Henrique Molina da Cruz, iniciou o desenvolvimento do MoniCare. A proposta é desenvolver um dispositivo capaz de realizar medições de temperatura, oxigênio no sangue e batimentos cardíacos, com um alarme sonoro a ser disparado em horários programados para lembrar o paciente de realizar as medições. Os dados coletados por esse dispositivo serão enviados via internet para um sistema web, que poderá ser acessado pelos profissionais de saúde responsáveis pelo monitoramento e pelos familiares do paciente. Se houver alguma alteração nas medições, ou se o paciente não as fizer no horário programado, o sistema irá emitir uma notificação para o profissional de saúde e para os familiares do paciente, permitindo uma rápida reação, inclusive encaminhando o paciente ao hospital, se necessário. Dessa forma, seria possível uma postura proativa no enfrentamento da doença, aumentando as chances de sobrevida dos pacientes por meio da detecção precoce da hipoxemia silenciosa, e reduzindo a sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde.

Atualmente, o protótipo do dispositivo já conta com um sensor de temperatura e a exibição dos dados em uma tela LCD. Os próximos passos serão a inserção do alarme e o medidor de oxigênio e batimentos cardíacos. O sistema web já é capaz de apresentar as medições do paciente, e a integração com o dispositivo já está em estágio bem avançado de desenvolvimento.

A equipe do Projeto Perseus é formada por Flavio Lucas Fernandes, Angélica Sayuri Mizutani e Henrique Gonçalves de Oliveira, acadêmicos de Engenharia de Software no IFPR – Campus Paranavaí. Participam também as alunas Eduarda Schuroff Bernardo da Silva e Laiza Gomes Silva, do curso Técnico Integrado em Mecatrônica. Além do professor Eduardo Cruz, o time conta com os professores(as) Daniela Flôr, Frank Willian Cardoso de Oliveira, Camila Clozato, João Marcos Batista de Souza Maciel e Rafael Henrique Dalegrave Zottesso. O projeto é financiado pelas agências de fomento CNPq, Fundação Araucária, PROEPPI/IFPR (PIBIC/DIPE e PRADI/AGIF) e tem o apoio do ecossistema MannaTeam, da UEM.