Campus Paranavaí realizou a IX Semana da Tecnologia da Informação (SETIF) – Campus Paranavaí

Eventos institucionais

Campus Paranavaí realizou a IX Semana da Tecnologia da Informação (SETIF)

Por Marcelo Figueiredo Terenciani e Lucas de Melo Andrade

Nos dias 07, 08, 10 e 11 de novembro aconteceu a IX Semana da Tecnologia da Informação do IFPR – Campus Paranavaí (SETIF), que junto ao Simpósio de Agroindústria (SIMPAGRO), ao Simpósio de Controle e Processos Industriais (SIMPROIN), à Semana de Química (SEQUIF), à Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH) e ao Festival de Talentos, integrou a 2ª Semana de Eventos/2022 do IFPR – Campus Paranavaí

A SETIF teve como comissão organizadora os professores Marcelo Figueiredo Terenciani (presidente), Lucas de Melo Andrade (vice-presidente e Coordenador do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio), Acacio Pedro da Silva Junior, Angela Fontana Marques, Azuaite Aramis Schneider, Clodoaldo Cristiano Reis, Eduardo Henrique Molina da Cruz, Evanise Araujo Calda Ruiz, Helio Toshio Kamakawa, José Nilson da Conceição, Rafael Henrique Dalegrave Zottesso (Coordenador do Curso Superior de Engenharia de Software) e Taynara Cerigueli Dutra.

Durante a manhã de segunda-feira, 07/11, houve a palestra  E-lixo – O que precisamos saber? O que fazer?, proferida pela Profª Evanise Araujo Caldas Ruiz (IFPR) e a palestra Machine Learning: Pode uma máquina pensar?, proferida pela Profª Késsia Rita da Costa Marchi (IFPR). À noite ocorreram a palestra Boas práticas de Engenharia de Software, com Willian Nalepa Oizumi e o Fórum com Desenvolvedores de Software da empresa GoTo.

Em 08/11, terça-feira, houve pela manhã o Concurso de Cosplay, com a especial presença dos cosplayers Roberto Ortega e Giovanni Gimenez, e a Gincana do Conhecimento em TI. À noite aconteceu a Mostra de Trabalhos

Na quinta-feira, 10/11, minicursos ocorreram pela manhã. Por fim, na sexta-feira, 11/11, pela manhã aconteceram os Jogos da Tecnologia da Informação e o Fórum de Egressos e, à noite, minicursos foram ofertados.

Oferecidas aos estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e ao Curso Superior de Engenharia de Software, as atividades da SETIF tiveram como objetivo ampliar e consolidar conhecimentos técnico-científicos inerentes ao eixo de Informática, bem como promover ampla interação entre alunos, egressos e servidores.

A comissão organizadora agradece a todos aqueles que contribuíram com a realização do evento e reafirma a importância da SETIF como espaço de construção coletiva do conhecimento.