Estudantes do Campus Paranavaí recebem medalhas e menções honrosas por participação em olimpíadas científicas nacionais – Campus Paranavaí

Ensino

Na quarta-feira, 22 de março de 2023, o Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí realizou uma cerimônia de entrega de medalhas e menções honrosas para estudantes premiados na última edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento contou com a presença do Diretor-Geral do Campus Paranavaí, professor José Barbosa Dias Júnior, que parabenizou os estudantes pelas premiações, destacou a importância da participação dos estudantes nestas competições científicas e entregou as medalhas e certificados de menção honrosa para os alunos que tiveram bom desempenho em tais olimpíadas.

Confira a lista dos premiados:

OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS
HELOÍSA DA SILVA CONTRERA – Medalha de Prata
WANDERLEY APARECIDO TEIXEIRA JÚNIOR – Medalha de Prata
VITÓRIA BERTOLA – Menção Honrosa

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
ARTHUR MARCOLINO PITTARELLI – Menção Honrosa
CAIO SCROFANI FERREIRA – Menção Honrosa
CARLOS DANIEL BORGES – Menção Honrosa
JULIA DE ARAÚJO PIRES – Menção Honrosa
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA – Menção Honrosa
PEDRO HENRIQUE LINO DA SILVA – Menção Honrosa
THIAGO VIEIRA DA SILVA – Medalha de Prata
WANDERLEY APARECIDO TEIXEIRA JUNIOR – Menção Honrosa

O que é a ONC?
A Olimpíada Nacional de Ciências tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros e aconteceu em 2 fases, com questões que envolviam diferentes áreas do conhecimento, como química, física, biologia, astronomia e história. A competição reúne estudantes das escolas públicas e particulares, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além dos estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior. Trata-se atualmente da maior olimpíada científica do Brasil e é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela integra o Programa Ciência na Escola e é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a estas instituições.

O projeto de extensão Clube de Ciências do IFPR – Campus Paranavaí incentiva, viabiliza e dá o suporte local para os nossos alunos durante a realização da ONC. Este projeto está sob a coordenação do professor Fernando de Oliveira e realiza encontros semanais com o objetivo de desenvolver atitudes e habilidades relacionadas ao espírito científico.

O que é a OBMEP?
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

• Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O Programa POTI – Polo Olímpico de Treinamento Intensivo em Matemática, ofertado pelo IFPR, campus Paranavaí, em parceria com o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) é coordenado pela professora Andréia Araújo de Farias Aquino e tem como objetivo ajudar os estudantes do Ensino Médio de Paranavaí e região a se prepararem para a OBMEP e para outras olimpíadas matemáticas.