Projetos desenvolvidos no Campus Paranavaí são destaque no VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – Se²pin – Campus Paranavaí

Eventos institucionais

O SE²PIN é um evento de destaque no Instituto Federal do Paraná por ser uma oportunidade de promover troca de experiências acadêmicas entre os estudantes e servidores da instituição, bem como de divulgar os trabalhos de extensão, ensino, pesquisa e inovação desenvolvidos no âmbito dos mais de 26 campi do IFPR.

A oitava edição do (SE²PIN), com o tema “Inovação para transformar a realidade”, ocorreu no período de 12 a 15 de junho de 2023, no Campus Telêmaco Borba. O evento contou com 7 (sete) modalidades de apresentação e discussão de trabalhos e reuniu mais de 400 participantes entre estudantes, servidores e comunidade. Os estudantes puderam participar de palestras, sessões temáticas, atividades artísticas, culturais e de visitas técnicas.

Este ano, 27 estudantes de nível médio e superior, bolsistas de projetos de ensino, pesquisa, extensão, ou inovação, desenvolvidos no campus Paranavaí, foram selecionados para apresentação nas modalidades banner, comunicação oral, competição de robótica e/ou mostra de protótipo. Além dos 27 trabalhos, durante o evento foi exibido o documentário “TEIA: um Projeto de Fio a Fio”, produzido no campus Paranavaí pelos estudantes Rafaela Yoneyama (2º ano do Técnico em Agroindústria) e Eduardo Hermsdorff (2º ano do Técnico em Informática), orientados pelo Prof. Felipe Augusto Moreira Bonifácio.

Os trabalhos intitulados “Protótipo de um sistema gastrointestinal automatizado (SGA) para avaliação in vitro de alimentos funcionais” apresentado pelo estudante Guilherme Henrique Barbosa Buzinaro do 3º ano do curso Técnico em Informática (Orientado pelas profas. Dras. Tatiana Colombo Pimentel e Daniela Eloise Flor) e “Tratamento de resíduos aquosos contendo metais pesados gerados nas dependências dos laboratórios de química do IFPR – Campus Paranavaí” apresentado pelo aluno Márcio Massao Otsuka do 3º ano do curso de Licenciatura em Química (Orientado pela profa. Dra. Ana Paula Segantin Gaspari Giovanini e pela Dra. Arielle Cristina Fornari) foram premiados com o primeiro lugar nas modalidades “Engenharias” e “Ensino”, respectivamente.

A delegação do Campus Paranavaí foi acompanhada pelos servidores Rosemeire Carvalho da Silva, Luciana Yoshie Tsuchiya, Vanessa Mota Andrade, Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch Forcadell e Felipe Augusto Moreira Bonifácio. O custeio da participação dos estudantes (deslocamento, alimentação e confecção de banners) foi feito por meio do edital de apoio à participação de eventos com recursos da Assistência Estudantil e recursos próprios do campus. A ação foi organizada pela Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Paranavaí, Prof. Vanessa Olher.