Roda de conversa sobre “Como educar crianças Feministas?” acontece no Campus Paranavaí – Campus Paranavaí

PROJETOS

Por José Rodolfo da Silva Brito, Lucas de Melo Andrade e Josimar Priori

Como parte das atividades do projeto Transformações do Brasil Contemporâneo, coordenado pelo Prof. Josimar Priori, de Sociologia e vice-coordenado pelo Prof. Lucas de Melo Andrade, de História, aconteceu na Biblioteca do Campus Paranavaí, entre 13h30 e 16h do dia 01 de junho de 2023, a roda de conversa “Como educar crianças Feministas?”.

A roda teve como objetivo apresentar à comunidade as principais discussões que, a partir do livro “Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto”, escrito pela renomada autora nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie, o grupo de pesquisa Transformações do Brasil Contemporâneo, responsável pelo projeto mencionado, realizou durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023.

Estiveram presentes docentes, técnicos administrativos e estudantes do IFPR. A atividade começou com apresentações artísticas coordenadas pela Profª. Ester Back, de Artes. O coral do campus composto por estudantes dos cursos técnicos apresentou a música “Shosholoza”.

A roda de conversa foi conduzida pela professora Rosemeire Carvalho da Silva, a assistente social Amanda Costa Pinheiro, a aluna Júlia de Araújo Pires (4° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) e o aluno Victor Emanuel Silva Santos (3° ano do Curso Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio).

Entre os caminhos indicados por eles para uma educação feminista, destacam-se: a compreensão do feminismo como promotor da igualdade de oportunidades entre os gêneros; o entendimento de que uma sociedade machista coloca as mulheres em quadros de vulnerabilidade; a desnaturalização da desigualdade de gênero, que precisa ser vista como um fenômeno social, político, cultural e histórico a ser desconstruído por todos.

O grupo de pesquisa Transformações do Brasil Contemporâneo agradece, em especial, aos servidores Zineide Pereira dos Santos, Dalva Oliveira Cabral, Cinthia Bonin da Silva, Erika Ananine Paiva e Fernando Yanaga, da Biblioteca, por cederem o espaço para a realização do evento. De modo amplo, o grupo agradece pela participação de todos os presentes.