Estudantes do Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação do Campus Pinhais realizam visita técnica – Campus Pinhais

Ensino

Na terça-feira (7), os discentes do 4° Período do Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação realizaram uma visita técnica a um Point of Presence (POP) da empresa Olá Net na cidade de Pinhais.

Point of Presence” ou “Ponto de Presença” é um termo comumente utilizado na área de redes de computadores para se referir ao local onde um provedor de serviços de internet (ISP) tem equipamentos de rede conectados a outras redes. O POP pode ser visto como uma “porta de entrada” da rede do Provedor de Serviço de Internet para outras redes, permitindo que os dados trafeguem entre diferentes redes e possam chegar até os usuários finais. Em outras palavras, é onde o provedor de serviços de internet conecta-se à internet global.

Um POP pode ser localizado em um datacenter, em uma sala dedicada ou em um ponto estratégico da rede, dependendo da arquitetura da rede do provedor de serviços de internet e das necessidades dos usuários finais. Ter vários POPs pode melhorar o desempenho da rede e a redundância, garantindo a continuidade dos serviços em caso de falhas em um dos pontos de presença.

A visita tornou-se viável através do discente Jorge Manoel Candido Luciano e foi acompanhada pelo Coordenador do Curso, Professor Cleverton Vicentini. Esse momento possibilitou discutir aspectos práticos do conteúdo do componente curricular Redes de Computadores.