Estudantes do IFPR Campus Pinhais são selecionados para Mobilidade Internacional Empreendedora – Campus Pinhais

Ensino

Cinco estudantes do 1º e 2º ano dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Pinhais, têm muito a comemorar. Recentemente, foram selecionados no processo seletivo simplificado de discentes do IFPR para participar da Mobilidade Internacional e Empreendedora “IFPR/MIT/HARVARD 2024”. Essa oportunidade única permitirá que eles desenvolvam seus projetos inovadores no exterior e contribuam para a promoção de conhecimento e empreendedorismo.

Os estudantes apresentaram projetos promissores que visam abordar diferentes desafios sociais e promover a inclusão. O primeiro projeto, intitulado “Trusted Guardian”, da estudante Fernanda Crystyna (ADM2), é um aplicativo destinado a facilitar a busca por babás com preços acessíveis e localização conveniente na região de Pinhais. O segundo, chamado “Sinais que Unem”, da aluna Maria Eduarda da Silva de Oliveira (INFO2), visa promover a comunicação eficaz entre pessoas surdas e ouvintes por meio de ferramentas dinâmicas e acessíveis. A estudante Raianny Paixão (INFO2) propôs o projeto “Povos e Saberes”, um site de apoio ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, que tem como objetivo combater a desigualdade e a falta de conhecimento sobre estudos étnicos raciais, promovendo uma compreensão mais profunda da diversidade cultural do Brasil.

O projeto de impacto social abordado consiste na comprovação de que alunos de escolas públicas estaduais podem ter acesso a educação pública e de qualidade. O projeto comprova que se os estudantes tiverem as suas devidas oportunidades apresentadas, eles poderão mudar suas vidas. Por meio de palestras em escolas públicas estaduais, Vinicius Vicente Oliveira (ADM1), ao compartilhar suas experiências escolares, pretende mostrar para alunos do 9º ano a importância que as oportunidades e os estudos têm em nossa vida. Por fim, a estudante Bianca Lopes Mazali Assunção, também do primeiro ano do curso técnico integrado em Administração, foi aprovada com a submissão de um projeto que visa desenvolver um site para disponibilização de aulas gravadas sobre artesanato, culinária e empreendedorismo. Segundo a aluna, “o intuito é incentivar o artesanato, a culinária e a criatividade dentro do ambiente empreendedor, uma vez que a missão desse projeto é que quem assista as aulas se sinta motivado a empreender utilizando o conhecimento adquirido”.

Uma característica essencial para participar da Mobilidade Internacional Empreendedora era a criação de um projeto de empreendedorismo autossustentável para financiar as despesas da viagem. As despesas foram estimadas em R$ 6.100,00 ou US$ 1.244,00, considerando a data-base de 23/06/2023. Essa abordagem de autofinanciamento implica que os selecionados devem arrecadar os recursos necessários por meio de diversas atividades empreendedoras.

Os alunos planejam monetizar os conhecimentos adquiridos durante sua formação no IFPR e no arranjo produtivo local. Isso inclui a venda de itens produzidos, como itens gastronômicos e produtos artísticos, além da prestação de serviços como formatação de computadores, criação de sites e suporte em informática. Além disso, eles também estão dispostos a receber qualquer ajuda financeira que possa contribuir para o sucesso de suas iniciativas. Para tanto, as estudantes Fernanda, Maria Eduarda e Raianny organizaram uma rifa on-line cujas informações estão na imagem abaixo.

A oportunidade de visitar duas das melhores universidades dos Estados Unidos, o MIT e Harvard, representa um marco importante para essas alunas. Eles acreditam que essa experiência enriquecedora não só contribuirá para seu crescimento pessoal e profissional, mas também permitirá que elas compartilhem seus conhecimentos e experiências com a sociedade, retribuindo o investimento proporcionado por uma educação de qualidade oferecida pelo IFPR.

A comunidade do IFPR e toda a região de Pinhais têm agora a oportunidade de apoiar essas jovens empreendedoras em sua jornada para o exterior. Suas realizações não apenas refletem positivamente no instituto e na cidade, mas também exemplificam a determinação e a capacidade dos estudantes brasileiros de impactar positivamente o mundo por meio da educação e da inovação.