“Día de Los Muertos” e cultura latina no Campus – Campus Pitanga

Atividades Educacionais

“Día de Los Muertos” e cultura latina no Campus

Na última quinta-feira de outubro de 2019 os alunos do Curso Técnico em Cooperativismo integrado ao Ensino Médio promoveram atividades acerca da cultura latino-americana. A proposta educacional foi coordenada pela professora Fabiana dos Santos do componente curricular de Espanhol.

As ações promovidas com os alunos do 4º ano do Ensino Médio alcançaram os demais alunos do período matutino a partir da montagem de um altar festivo, de decorações no recinto da biblioteca e oficinas de maquiagem com caracterizações típicas da cultura mexicana.

Segundo a professora Fabiana, diferente do Brasil e de outros países que encaram o Dia de Finados com tristeza, o México tem o costume de fazer grandes festas para homenagear a memória dos mortos. A celebração conhecida como “Día de Los Muertos” acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, sendo uma das maiores festas populares mexicanas. Na ocasião, as pessoas usam fantasias coloridas de caveiras, constroem altares dentro das casas e preparam as comidas e bebidas preferidas de quem já se foi.

A data abrange todo o país e mesmo quem não vive uma perda na família ou no círculo social acaba entrando na festa. Mesmo que a cor preta ainda seja muito presente nas ruas, vermelho, laranja e qualquer outro tom vibrante também pode ser encontrado nas decorações e fantasias. O feriado é visto como uma data alegre, cujo objetivo é celebrar e relembrar com orgulho as memórias de quem já se foi. Desta forma, o povo mexicano acredita que o legado da pessoa é vivido e reforçado mais uma vez, através dos parentes e amigos que ainda vivem. A celebração foi incorporada e adaptada em regiões de outros países por imigrantes mexicanos.