Portaria regulamenta carga horária dos TAEs em projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação
Publicado em
Será realizado nesta quinta-feira (18), às 14h, o lançamento da portaria normativa que regulamenta, em status de avaliação, a carga horária dos TAEs em projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação.
A Comunidade do IFPR poderá participar do evento presencialmente no auditório da Reitoria (Rua Emílio Bertolini, nº 54, Cajuru, Curitiba) ou por meio do Canal Conexão IFPR (Youtube):
A íntegra da normativa será apresentada durante o evento.
Normatização institucional
A participação de qualquer servidor do IFPR em projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação está normatizada por resoluções do Consup que datam de 2018 e 2019 e que contemplam, inclusive, os estudantes do Instituto:
- Diretrizes para as Atividades de Extensão no âmbito do IFPR (2018);
- Diretrizes para as Atividades de Pesquisa Científica e Tecnológica no âmbito do IFPR (2019);
- Política de Inovação do IFPR (2019).
Novidades
Todos os servidores do IFPR podem participar de editais internos e externos, porém, até o momento, somente os docentes têm carga horária para este fim.
A portaria a ser publicada nesta quinta, em caráter de avaliação, irá prever uma carga horária máxima de 8 horas, que viabilize a dedicação dos servidores TAEs a esses projetos, a exemplo do que já ocorre com os docentes.
“Com isso, serão gerados dados para a análise da CIS, do Consepe, do Consap e do Consup, a fim de que seja construída uma resolução sobre o tema, que, esta sim, terá caráter definitivo”, explica o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPR, Marcelo Estevam.
O tema é discutido no IFPR desde 2017. “Entretanto, devido à pandemia de covid-19 e a outras questões, foi possível avançarmos com relação a este tema somente agora”, comenta o pró-reitor.
Conquista institucional
Para o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, a ideia central da normativa é fortalecer ainda mais a Extensão, a Pesquisa e a Inovação no âmbito do Instituto. “Temos muitos servidores e servidoras TAEs com elevado nível de qualificação, alguns com pós-doutoramento, e é muito oportuno e relevante aproveitar esses potenciais em prol da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por isso estamos muito felizes com mais essa conquista para a nossa instituição”, comenta.
Programação do evento de lançamento
- 14h00 Recepção
- 14h15 Apresentação cultural do Campus Campo Largo
- 14h30 Quantificação da produção científica dos TAEs via Suap
- 14h45 Funcionalidade do Cope em rede via Suap
- 15h00 Apresentação da Portaria e assinatura da portaria simbólica
- 15h30 Coffee Break (para os servidores que acompanharem o evento no auditório da Reitoria, em Curitiba)