Práticas de licitações e contratos do IFPR servem como modelo para instituições de ensino – Instituto Federal do Paraná

A Diretoria de Administração da Pró-Reitoria de Administração (DA/Proad) recebeu a visita de uma comitiva de quatro servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no início do mês de março.
Os visitantes vieram à reitoria do IFPR conhecer os procedimentos adotados nos processos licitatórios, mais especificamente nas contratações de serviços terceirizados. “O objetivo era conhecer como os editais são elaborados e também trocar experiências acerca da execução desses processos”, explica o servidor do Departamento de Serviços Gerais da UTFPR, Carlos Alexandre Becker.

De acordo com Becker, a organização do IFPR foi o que mais surpreendeu os visitantes. “A organização do Instituto Federal do Paraná, mais precisamente da Pró-Reitoria de Administração, e a forma como planejam as contratações de serviços chamaram a nossa atenção. Pretendemos aplicar o que vimos, especialmente na melhoria dos nossos editais”, afirma.

Em outubro do ano passado, foi a Universidade da Integração Latino Americana (UNILA) que procurou a DA/Proad para verificação das formas de planejamento e execução de licitações e contratos.

Para o Diretor de Administração do IFPR, Carlos Eduardo Zanatta, a visita de representantes da UTFPR, assim como o encontro com servidores da UNILA, representa o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido no IFPR nesta área. “A adoção de nossas práticas por outras Instituições demonstra que estamos acertando nos mecanismos de eficiência, transparência e controle. Além disso, devemos permanentemente avaliar alternativas ou novas soluções, por isso a importância dessa troca de informações entre outros órgãos na busca pelas melhores práticas administrativas”.]]>