Prazo para os inscritos no curso de Pedagogia solicitarem o reembolso termina nesta segunda (14) – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Os candidatos inscritos para o Curso de Pedagogia que seria oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) têm prazo até 14 de março para solicitar o reembolso dos R$ 50 referente à taxa de inscrição. O prazo também vale para quem já solicitou o reembolso e precisa corrigir os dados bancários ou outras informações.

O pedido pode ser feito pelo site do Instituto (www.ifpr.edu.br), por meio de um sistema em que o interessado deve informar o RG, a data de nascimento, a cidade, o CPF e os dados bancários. Os dados devem ser os mesmos informados pelo candidato no ato de inscrição ao curso de Pedagogia.

Dados errados dificultam reembolso

De acordo com a área responsável pelo cadastro, ao solicitar o reembolso muitos candidatos informaram errado os dados bancários ou cadastraram um CPF de outra pessoa. Para que o pagamento possa ser realizado a conta bancária precisa estar vinculada ao CPF do candidato inscrito, pois os dados serão lançados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI); caso haja qualquer inconsistência em relação aos dados fornecidos, o SIAFI informa o erro e impede a execução financeira.

A quantidade de dados cadastrados com erro tem gerado atraso na devolução, já que para cada candidato é necessário um cadastro detalhado no SIAF. Somente após a conclusão do lançamento de todos os dados é que o Sistema informa o erro. Esta etapa do reembolso da taxa de inscrição é destinada apenas às pessoas que têm conta bancária. Os candidatos que não tem conta em banco precisam aguardar a segunda etapa, que será aberta após o pagamento de todos que solicitaram até 14 de março.

Curso de Pedagogia

O Instituto Federal do Paraná iria oferecer um curso de Pedagogia à distância, em que os professores que se formaram pelo curso Normal Superior oferecido pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) poderiam cursar uma complementação de estudos para obtenção do diploma com reconhecimento pelo Ministério da Educação. No entanto, em agosto de2010, o IFPR acatou um parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e aderiu ao acordo firmado pelo MEC, que se responsabilizou em solucionar o caso com a oferta de aulas utilizando a estrutura da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Paraná, por meio da plataforma Paulo Freire.