Prazo para validação cadastral de servidores termina em 31 de maio – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Prazo para validação cadastral de servidores termina em 31 de maio

Publicado em

Copiado!

Foi publicada no Diário Oficial da União, em 29 de abril de 2022, a Portaria SGP/SEDGG/ME nº 3816, que prorrogou, excepcionalmente, o prazo para a validação cadastral obrigatória de servidores ativos da União até 31 de maio de 2022. Os agentes públicos federais civis terão até a referida data para atualizar e/ou validar seus dados pessoais e funcionais cadastrados junto à Administração Pública Federal. O novo prazo também se estende aos líderes de unidades que ainda não realizaram a validação de suas equipes. 

Para fazer a validação, é necessário acessar o aplicativo SOUGOV.BR ou sua versão web. A obrigatoriedade da validação cadastral se estende a todos servidores, inclusive aos: 

  • afastados, exceto para tratamento de saúde e reclusão; 
  • em licença;
  • substitutos; 
  • temporários;
  • cedidos;
  • estagiários.

Aos gestores, para ajudar no acompanhamento do processo, o SOUGOV.BR disponibilizou uma funcionalidade exclusiva, que permite consultar o status da validação cadastral de cada membro da equipe. Para tanto, acesse este link e na sequência os seguintes comandos:

1. Clicar em “Líder”

2. Clicar na aba “Buscar Equipe”

3. Em seguida, acessar “Consultar Status da Validação Cadastral”

4. Pronto! 

Com essa funcionalidade, o gestor pode identificar quem da sua equipe ainda está “pendente” e o incentivar a concluir o procedimento, orientando e subsidiando o agente público federal, se necessário. 

O processo de validação cadastral obrigatória foi publicado por meio da Portaria nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre a atualização e a validação obrigatórias de dados cadastrais dos agentes públicos civis do Poder Executivo Federal, exclusivamente por meio da plataforma SouGOV.BR.

Ainda, conforme o documento, o agente público responsável pela gestão de equipe que não realizar a validação da composição do quadro de pessoal da sua unidade ou das chefias subordinadas no prazo estipulado, incorrerá em falta disciplinar. Assim como os servidores também poderão incorrer em falta disciplinar em caso de não validação. 

Deste modo, é imprescindível que todos façam as atualizações solicitadas pelo SouGov.

Caso necessário, acesse o vídeo tutorial com o passo a passo para se conectar ao SouGov.br: https://youtu.be/jzktfuYqmv0.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao email dcp.progepe@ifpr.edu.br

Topo