Pré-ENEM IFPR é apoio para estudantes sem condições de ingressar em cursinho tradicional – Instituto Federal do Paraná

Aulas são transmitidas ao vivo pelos pólos parceiros da Rede E-TEC. Material didático e aulas ficarão disponíveis no site da instituição e estudante pode tirar dúvidas por telefone 0800.

Faltando pouco menos de quatro meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 03 e 04 de novembro em todo o território nacional, milhões se preparam como podem para as provas que são a porta de entrada para as Universidades Federais e outras instituições de ensino superior do país. De cursinhos pré-vestibulares consagrados à opção de estudar sozinho em casa, a escolha da melhor forma depende de fatores que vão muito além da vontade de estudar, como a falta de recursos financeiros ou a distância que separa o candidato dos municípios que oferecem as oportunidades de preparação

Foi justamente pensando nesses casos que o Câmpus EaD do Instituto Federal do Paraná (EaD/IFPR) criou um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Pré-ENEM IFPR. Voltado à resolução de questões de provas anteriores, o curso tem como objetivo servir como apoio àqueles estudantes que não tem condições de se manter em um cursinho tradicional.

O curso e o material didático são inteiramente gratuitos, com professores voluntários de reconhecida competência em sala de aula. “Para a criação do curso, encontramos inspiração em nossas próprias histórias, já que muitos de nós viemos de famílias pobres e não tínhamos condições de nos preparar para um desafio como este que é o ENEM. Nossa intenção é tornar o caminho deles mais fácil e levar para os locais mais remotos essa oportunidade de preparação para a prova”, revela Andréa dos Santos Rodrigues, coordenadora do projeto.

O cursinho teve início no dia 11 de agosto. As aulas, que são transmitidas aos sábados, das 14h às 17h15 pelos parceiros da Rede E-TEC, estarão disponíveis no site do EaD, juntamente com o material didático. Não é necessário fazer a inscrição para assistir às aulas. Durante a semana, os estudantes terão apoio de uma equipe de tutores do Câmpus EaD para tirar dúvidas sobre os temas e questões comentados em aula através do telefone 0800 – 643 0087. “O atendimento telefônico da equipe de tutores é o grande diferencial do curso. Qualquer pessoa pode acioná-los a qualquer momento, de acordo com o cronograma de atendimento”, ressalta Andréa.
As unidades parceiras da Rede E-TEC podem, a qualquer momento, realizar o cadastro para transmitir as aulas. No primeiro encontro realizado no último sábado, pólos em quinze municípios do Estado do Paraná transmitiram as aulas. A expectativa da equipe que desenvolve o projeto é de que outros, inclusive aqueles localizados nos demais Estados brasileiros, passem a transmitir as aulas, atingindo cerca de 15 mil estudantes. Os encontros serão realizados semanalmente até o dia 27 de outubro.

Corpo docente gabaritado

Lembrados por seus bordões em salas de aula e macetes para auxiliar na memorização de uma fórmula ou regra de acentuação, os professores dos cursinhos pré-vestibulares aliam o completo domínio de uma área de conhecimento a métodos nada convencionais – como cantar em sala de aula – para facilitar o aprendizado dos estudantes. No Pré-ENEM IFPR, eles estarão ao-vivo em nossos estúdios, contribuindo para a discussão e resolução de questões. “Praticamente todos os professores que atuarão no Pré-ENEM IFPR trabalham em cursinhos pré-vestibulares de Curitiba. É uma equipe com larga experiência em discussão do teste”, explica o professor Marlus Geronasso, também coordenador do projeto.

Segundo Geronasso, a integração dos professores na resolução das questões é o ponto alto do curso. “Os professores não são exclusivos de cada disciplina. Eles interagem na resolução das questões, o que reflete a principal característica do ENEM, que requisita conhecimentos de várias áreas para a resolução de uma questão”, explica. Os professores atuam de forma voluntária e chegaram ao projeto por meio do Programa Eureka, também destinado à preparação para o ENEM, produzido pelo IFPR e veiculado pela UFPR TV.

Serviço

Segundo o EAD/IFPR, os municípios que já firmaram parceria são: Bituruna, Campina da Lagoa, Coronel Domingo Soares, Curiúva, Doutor Camargo, Flor da Serra do Sul, Foz do Jordâo, Guaporema, Guaraniaçu. Iguaraçu, Jaguapitã, Jaguariaíva, Janiópolos, Japira, Lapa, Lupionópolis, Mariópolis, Moreira Sales, Morretes, Nova Fátima, Ourizona, Palmital, Paraíso do Norte, Pato Branco, Ramilândia, Renascença, Santa Inês, Santa Lúcia, Santo Inácio, São Jorge do Patrocinio, Serranópolis do Iguaçu, Tamboara, Tapira, Três Barras do Paraná, Virmond.

Alguns convênios ainda estão sendo firmados e mais prefeituras poderão se tornar pólos de transmissão.