Pré-seleção de estudantes do IFPR interessados em estudar por 16 meses no Canadá – Instituto Federal do Paraná

O Programa CICanScholarships for Brazilian IF Students selecionará estudantes brasileiros para estudarem por 16 meses no Canadá, em instituições conveniadas (faculdades ou institutos). No IFPR, a chamada de pré-seleção ocorre até esta sexta (03).

Desenvolvido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Programa será integralmente financiado pelo Cican e é destinado a estudantes brasileiros da Rede Federal.

No Instituto Federal do Paraná, proporcionará a dois estudantes de cursos de graduação em Tecnologia (tecnólogos) a oportunidade de melhorarem sua proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês), além da oferta de complementação de sua formação acadêmica, através da mobilidade internacional em instituições canadenses.

Os principais objetivos do programa são desenvolver mão de obra altamente qualificada em áreas tecnológicas para atender à demanda social brasileira, inserir o contexto da internacionalização no processo de formação acadêmica das instituições, além de incrementar a importância do desenvolvimento de habilidades de língua estrangeira para a formação tecnológica brasileira.

No IFPR, o CICanScholarships destina-se exclusivamente a alunos de cursos de Tecnologia disponíveis na instituição: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (nos campi de Assis Chateuabriand, Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Paranaguá, Paranavaí e Telêmaco Borba), Manutenção Industrial (Campus Paranaguá), Automação Industrial (Campus Telêmaco Borba) e Gestão Pública (Campus Curitiba).

O período de permanência em território canadense será de 14 meses, com início previsto para setembro de 2016 e término previsto para dezembro de 2017.

Os estudantes selecionados receberão bolsa de estudos que cobrirá as seguintes despesas:

• Passagem aérea ida e volta Brasil-Canadá-Brasil;
  • Subsídio para cobrir material de estudo;
  • Auxílio financeiro para instalação do estudante no país;
  • Seguro médico internacional;
  • Bolsa de manutenção pessoal durante o período de permanência no Canadá;
  • Taxas escolares;
  • Despesas com testes de idiomas.

A bolsa de manutenção recebida pelos candidatos aprovados não cobre o valor de emissão de documento de viagem (passaporte) e os custos com emissão de vistos.

Inscrições

Os estudantes interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 03 de junho de 2016, entre as 08h e 17h, na secretaria do seu campus, entregando no ato da inscrição toda a documentação especificada no edital.

Além da documentação, o candidato deverá solicitar a pelo menos dois professores o preenchimento de uma carta de recomendação no modelo fornecido pela presente convocatória. As cartas de recomendação deverão ser encaminhadas diretamente pelos professores para o e-mail internacional@ifpr.edu.br até o dia 03 de junho de 2016.

Para o dia 06/06/2016, está prevista a divulgação parcial dos dez alunos convocados para realizarem a prova do TOEFL iTP, de forma gratuita.

O resultado da presente pré-seleção estará disponível entre os dias 15 e 17 de junho. O resultado final da seleção do programa, com a relação dos 10 alunos das instituições da rede federal brasileira que irão ao Canadá, será divulgado em 30 de junho de 2016.

Os interessados devem ler atentamente o edital e enviar a documentação dentro do prazo estabelecido. Todos os anexos e demais informações são encontrados na página de Relações Internacionais do IFPR. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelo e-mail internacional@ifpr.edu.br ou telefone (41) 3595-7643.