Prefeitura de Bom Sucesso do Sul busca parceria com o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Prefeitura de Bom Sucesso do Sul busca parceria com o IFPR

O prefeito de Bom Sucesso do Sul, Edson Munareto, pretende firmar parcerias ou levar um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) para a cidade da região sudoeste do estado. Nesta quinta-feira (11), ele se reuniu em Curitiba com o reitor do Instituto, Alipio Leal, para apresentar a proposta. Ficou decidido que em breve será realizada uma visita técnica ao município para que todas as possibilidades sejam avaliadas.

Há seis anos, a prefeitura deu início a um projeto de instalação de uma escola que oferecesse capacitação profissional, principalmente nas áreas de transformação de alimentos, construção civil e informática. A Escola Técnica Profissionalizante (Etec) de Bom Sucesso do Sul foi inaugurada em julho deste ano e já oferece alguns cursos em parceria com entidades como o Senai, Senar e Sebrae.

“Já estamos capacitando a população do município, desde crianças até idosos, mas temos dificuldades para a obtenção de recursos, por isso estamos buscando essa parceria com o Instituto”, conta o prefeito. “Com isso, conseguiríamos oferecer cursos públicos com qualidade para a população de Bom Sucesso do Sul e de outros municípios da região, o que traria muitos benefícios e consolidaria o desenvolvimento da nossa região”, diz.

Segundo o IBGE, a cidade tem cerca de três mil habitantes. A principal atividade econômica é a Agricultura, que se desenvolve tanto no modelo do agronegócio quanto da agricultura familiar.

De acordo com Munareto, o fortalecimento da Escola, com a criação de cursos ministrados pelo IFPR, ou ainda, com a própria cessão da estrutura já construída para o Instituto, traria resultados imediatos.

“A indústria instalada na região seria fortalecida, da mesma forma o setor de turismo, o comércio, a agricultura familiar, a indústria de transformação de alimentos, enfim, vários setores seriam beneficiados, o que seria ótimo, tendo em vista que, apesar de termos baixas taxas de desemprego, é notória a necessidade de profissionais devidamente capacitados para todos esses setores”, afirma.

A Etec já possui laboratórios para a manipulação de alimentos, laboratório de informática, salas de aula e auditório com capacidade para 300 pessoas.

Segundo o reitor do IFPR, Alipio Leal, a visita técnica deverá ser realizada, provavelmente, no inicio do ano que vem. “Devemos conhecer a cidade, as demandas do setor produtivo local, a realidade social e todos os outros fatores importantes para estudarmos a melhor forma de o Instituto contribuir com o projeto”, disse.