Prefeitura de Curitiba se compromete a apoiar consolidação do IFPR no município – Instituto Federal do Paraná

Prefeitura de Curitiba se compromete a apoiar consolidação do IFPR no município

Uma comissão do Instituto Federal do Paraná, liderada pelo reitor Irineu Colombo, esteve nesta quarta-feira (13) em reunião com o prefeito Gustavo Fruet. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio da Prefeitura Municipal para as instalações definitivas da Reitoria e da Diretoria de Educação a Distância (EAD/IFPR).

Junto ao secretário de Urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, secretário de Planejamento e Gestão, Fabio Doria Scatolin, e do arquiteto Sergio Pires, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o prefeito Gustavo Fruet se comprometeu a solucionar a questão com brevidade. Estão em discussão a doação definitiva de 18.630 m² do Horto Municipal, no bairro Guabirotuba, para a instalação do EAD/IFPR e a doação de terreno no bairro Tarumã para construção de uma sede própria para a Reitoria. A equipe da Prefeitura também se mostrou pronta a auxiliar nos processos que envolvem o projeto onde se localiza a antiga fábrica da Matte Real, futura sede do Câmpus Curitiba.

O reitor Colombo enfatizou que a consolidação do Instituto Federal do Paraná na capital depende do apoio da Prefeitura Municipal, exigência para os municípios que recebem a instituição. Lembrou ainda que o IFPR iniciou as suas atividades sem espaço físico, tendo em vista que a estrutura da antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná ficou com a própria UFPR e que a lei exige que a Reitoria seja instalada na capital.

O prefeito se mostrou surpreso com os números apresentados pelo IFPR: mais de 26 mil alunos atendidos pelo EAD/IFPR e quase 8 mil alunos na modalidade presencial. Fruet demonstrou apoio às reivindicações da Reitoria do IFPR. Nos próximos dias, a equipe técnica da prefeitura estará estudando a viabilidade das propostas e dando seu parecer ou apresentando alternativas.

Também estiveram na reunião o diretor do EAD/IFPR, Marcelo Pedra, o pró-reitor de Administração, Gilmar Ferreira, e a assessora Zita Machado.

Pronatec/IFPR e Secretaria do Trabalho estudam aproximação

Após a reunião no gabinete do Prefeito, a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves, também realizou um breve encontro com o reitor Irineu Colombo e a equipe do Instituto Federal do Paraná. Em pauta estavam as iniciativas da secretaria que envolvem qualificação dos trabalhadores. Junto à sua equipe técnica, a vice-prefeita estuda uma intensificação da parceria com o Instituto, por meio dos cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados via Pronatec/IFPR. A presença do reitor Colombo e do diretor Marcelo Pedra foram essenciais para realizar uma breve apresentação do Pronatec e do EAD, além de elucidar algumas dúvidas. O próximo passo é a realização de uma reunião formal entre as equipes de trabalho da Secretaria e da Coordenação do Pronatec/IFPR.