Presidenta cria universidades e inaugura campi de institutos federais, três deles do IFPR – Instituto Federal do Paraná

A presidenta Dilma Rousseff assinou, nesta segunda-feira (9), projeto de lei que cria mais cinco universidades federais. Também houve a inauguração de 41 campi de institutos federais, três deles do IFPR: Capanema, Quedas do Iguaçu e União da Vitória.

A cerimônia, intitulada “Educação – Avanços e Conquistas”, foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do Reitor Pro tempore do Instituto, Elio de Almeida Cordeiro, e também dos diretores-gerais Rodrigo Valdez, de Capanema, Kleber Michalichem, de Quedas do Iguaçu, e Patrícia Bortolini, de União da Vitória.

As novas universidades federais são as de Catalão e Jataí, em Goiás; a do Delta do Parnaíba, em Parnaíba, Piauí; a do Norte do Tocantins, em Araguaína, Tocantins; e a de Rondonópolis, em Mato Grosso.

Na mesma cerimônia, a presidenta e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inauguraram 224 obras em 38 universidades federais, em todas as regiões do Brasil e outras nove obras em institutos federais.

As novas universidades vão se juntar às 63 existentes, entre elas as 18 criadas desde 2003. Já os 41 novos campi de institutos federais serão somados aos 562 em funcionamento.

Conae
A presidenta também assinou o decreto de convocação da 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), atendendo ao previsto na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

Outras duas conferências foram realizadas recentemente no país, sendo a última em 2010, reunindo representantes de governos estaduais, municipais, federal e distrital, além de organizações da sociedade civil ligadas à educação.

Dilma assinou, ainda, mensagem que encaminha o projeto de lei sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação. De acordo com o PNE, o sistema será o “responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação”.

Com informações do Portal Brasil