Primeira turma de tecnólogos se forma na 8ª Jornada da Agroecologia – Instituto Federal do Paraná

Primeira turma de tecnólogos se forma na 8ª Jornada da Agroecologia

Os primeiros 23 tecnólogos em agroecologia do Brasil tiveram uma formatura especial. Realizada em Francisco Beltrão, na última sexta-feira, dia 29, a solenidade reuniu cerca de 4 mil agricultores familiares, autoridades e participantes de várias regiões do Paraná, outros estados e países.

O curso é resultado de uma parceria entre a Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), localizada no assentamento Contestado (Lapa/PR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Via Campesina, movimentos sociais do campo e realizado com recursos do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.

Depois do ato oficial – que contou com a participação de diversas autoridades, entra elas o Ministro do Planejamento, Orçamento e Finanças, Paulo Bernardo – os educandos da turma “Mata Atlântica” emocionaram o público com uma cerimônia própria: o tradicional capelo (chapéu quadrado) foi trocado pelo chapéu de palha; o juramento foi especialmente escrito por eles e realizado em duas línguas: guarani e português.

O reitor do IFPR, Alipio Leal, afirmou durante o ato oficial que a agroecologia será o “carro chefe” da instituição. “Nós temos a Agroecologia como uma proposta de formação estratégica do IFPR e faremos a inserção em todas as cidades em que o Instituto estiver presente. Assim, vamos priorizar os pequenos agricultores e a produção de alimentos sem agrotóxicos gerando desenvolvimento e sustentabilidade”, destacou.

O Paraninfo da turma Mata Atlântica, da ELAA, o paraguaio Marcial Congo,  afirmou em seu discurso que pela primeira vez os técnicos não estão sendo formados para servir ao capital. “Esta escola não está formando apenas tecnocratas a serviço de qualquer empresa que pague mais. Os educandos podem comemorar juntos, pois a visão igualitária e fraterna é a que os conduziu até aqui”, ressalta.

No ato oficial da formatura, também integraram a mesa de autoridades o Deputado Estadual José Lemos, o Chefe de Gabinete e representante do governador do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior, o coordenador do curso, Valter Schaffrath, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Zita Castro Machado, Celso Lisboa de Lacerda, representante do INCRA, o Deputado Federal Dr. Rosinha, o Diretor do Campus Curitiba, Luiz Gonzaga Alves de Araujo, a Representante da Escola Latino Americana de Agroecologia, Sandra Mara Maier, Valter Bianchini, Secretário de estado da Secretaria de agricultura e abastecimento e Lygia Pupato, da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O curso
O Instituto Federal do Paraná é a primeira instituição de ensino no Brasil a formalizar a criação de cursos técnicos em agroecologia. O primeiro curso foi realizado em 2003 – também em parceria com a ELAA. O Coordenador do Curso de Agroecologia do IFPR, Valter Schaffrath, explica que a agroecologia tem contribuído para melhorar a produção dos assentamentos. “Nosso objetivo em oferecer o curso é a construção de um novo modelo de desenvolvimento para o país, baseado nas multidimensões da sustentabilidade: econômica, social, ambiental, política, cultural e ética, que são a base do ensino em Agreocologia”.

Pedagogia da alternância
A metodologia é o grande diferencial do Curso Tecnólogo em Agroecologia. Nesse curso, não é o aluno que vem até o Instituto para aprender com o professor. E sim, o professor que vai até a comunidade – não apenas para ensinar, mas também aprender com o educando. O curso é desenvolvido em dois momentos educativos, chamados de “tempo-escola tempo-comunidade”.
No “tempo-escola” os educandos desenvolvem o conhecimento teórico que será aplicado no “tempo-comunidade”, em que ele retorna para sua comunidade e pratica o projeto teórico que aprendeu no primeiro momento. Enquanto permanece na ELLA, o educando também tem a possibilidade de desenvolver a prática juntamente com as famílias do Assentamento Contestado.

Para o coordenador do curso, professor Valter Schaffrath, a principal vantagem da metodologia é o ambiente que propicia integração entre teoria e prática. “Além da integração, há a possibilidade de uma formação paralela feita pelos movimentos sociais”.

Feira de Agroecologia e Cooperativismo

O reitor do IFPR, Alipio Leal, explica que além de saber produzir os agricultores precisam aprender a comercializar a produção. Com base nisso, o Instituto também oferece o Curso Técnico em Cooperativismo oferecido por meio de parceria com cooperativas de crédito, como a Cresol Baser.Outra iniciativa que estimula a cooperação entre os agricultores é a feira de agroecologia do Campus Curitiba. A feira acontece no pátio do campus todas as quintas-feiras, das 09h às 17 horas.

Na feira, os agricultores vindos de Colombo e Rio Branco do Sul, atendem, semanalmente, dezenas de funcionários do Campus, estudantes e a comunidade que reside nas imediações do IFPR. Quem visita a feira encontra uma ampla diversidade de produtos como verduras, legumes, mel, compotas e sucos.

Além dos alimentos orgânicos, a feira comercializa produtos caseiros sem conservantes, como broas, bolos, pães, sequilhos e chocotone. Outro aspecto importante é o preço desses produtos, pois como a comercialização é feita diretamente pelos agricultores os produtos orgânicos têm um preço similar aos produtos convencionais.