Proens inicia entrega de materiais de acessibilidade a 14 campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Proens inicia entrega de materiais de acessibilidade a 14 campi do IFPR

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes) e seu Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), iniciou a entrega de materiais de acessibilidade a 14 campi do IFPR.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal, a entrega dos kits representa um avanço constante nas políticas de inclusão do Instituto. “A utilização de ferramentas de inclusão consiste em uma grande conquista e na consolidação dos direitos das pessoas com deficiência dentro do IFPR, respeitando as diversidades e oportunizando educação e formação integral a elas”, ressalta.

Considerando a política de inclusão do Instituto Federal do Paraná, os materiais têm como objetivo assegurar à pessoa com deficiência segurança e autonomia, total ou assistida, no processo de ensino-aprendizagem, visando à permanência e ao êxito nas atividades acadêmicas no âmbito do Instituto. Os campi de Curitiba e Jacarezinho retiraram seus kits de acessibilidade no dia 29 de janeiro. Já os campi de Cascavel e Assis Chateaubriand retiraram nesta quinta-feira (11).

Segundo o Diretor de Assuntos Estudantis, Cléverson Pereira Leal, “é uma grande satisfação essa ação da Daes em conjunto com os campi do IFPR. A entrega dos materiais fortalece a política de acessibilidade do Instituto, apoiando também as políticas de ensino e o ingresso de estudantes com deficiência no Instituto, que em seu último processo seletivo destinou uma porcentagem de vagas a eles”, ressalta o diretor. Há a previsão de, em breve, novos materiais de tecnologia assistiva serem entregues, dessa vez a todos os campi do Instituto.

Kits de materiais de acessibilidade

Materiais Permanentes:
Scanner por voz

Materiais de Consumo:
Alfabeto braile;
Alfabeto móvel e sílabas;
Conjunto de bolas de guizo;
Dominó de associação de ideias;
Esquema corporal;
Estojo contendo apontador, lápis e adaptadores;
Estojo contendo tesouras, memória tátil, dominó tátil, caixa de números e caixa tátil em madeira;
Jogo de memória de numerais;
Lego;
Lupas;
Plano inclinado;
Quebra-cabeça superposto de sequência lógica;
Tapete de alfabeto encaixado com 26 placas.