Publicado em
Nesta segunda-feira (16), teve início o IX Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) do Instituto Federal do Paraná. O evento, com o tema "Formação de Gestores de Ensino e Coordenadores de Polo EaD", é realizado no auditório da Faculdade de Pinhais (Fapi) e se estende até a quinta-feira (19).
Na abertura do encontro, o Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Professor Ezequiel Westphal, pontuou a importância do momento para o Instituto. "Este evento tem como grande objetivo aproximar cada vez mais os campi, as pró-reitorias, a Proens mais especificamente, a EaD e todos os setores envolvidos com as questões de ensino. Desenvolveremos aqui diálogos, para ressignificarmos nossas políticas e encaminharmos novas ações”, afirmou o professor. “Temos aqui um momento formativo, um trabalho integrado de organização pedagógica”, complementou Westphal, ressaltando que serão discutidas e repensadas questões como a concepção de educação a distância (EaD), a reestruturação do Ensino Médio e a organização curricular, em constante diálogo com os campi e com a comunidade.
O palestrante do dia foi o Professor Eliezer Moreira Pacheco, ex-secretário da Setec/MEC e co-fundador e idealizador dos Institutos Federais. Atualmente, ele é o Secretário Municipal da Educação de Canoas (RS). Para o professor, os Institutos têm como grande característica a educação integral e integradora, que permite ao cidadão ser um trabalhador, mas também um cidadão. “Trata-se da formação de pessoas para o mundo do trabalho, de forma a interagir de forma autônoma com ele”, ressaltou Pacheco. Segundo ele, os IFs foram construídos para serem o instrumento a serviço das políticas públicas, visando à inclusão social, à redução das desigualdades.
“Queremos gerar um debate em torno do sujeito: o nosso aluno. Quem é esse sujeito trabalhador, que também estuda?”, questiona a Professora Mirele Jacomel, Diretora de Ensino Superior e Pós-Graduação da Proens. Para ela, o evento é de extrema importância por proporcionar um momento de formação que implica a compreensão da missão dos Institutos Federais. “Nem todos os campi novos tiveram a oportunidade de discutir essas questões, então nosso evento se torna ainda mais relevante por isso”, complementa Mirele, mencionando também que a descentralização da EaD no IFPR é outro tópico de destaque no encontro.
A programação do Encontro
Confira abaixo a programação completa do IX Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico da Proens:
16/11 – Segunda-feira
15h – Abertura do Evento
Acolhida: Prof. Ezequiel Westphal e Prof. Fernando Amorim
15h30 – Palestra 1: Institutos Federais na Atualidade: desafios educacionais para um projeto de país
Moderador: Prof. Eliezer Moreira Pacheco
16h30 – Debate
17h30 – Intervalo (coffee break)
18h – Grupos de Trabalho (GT’s): a construção identitária do IFPR – novos caminhos.
Apresentação das sínteses em plenária e debate
Mediação: Marissoni Rocio Hilgenberg (IFPR)
19h – Debate
20h – Espetáculo*: Tudo ao mesmo tempo, agora já neste momento, inclusive antes e depois…
Sinopse: É um processo de investigação cênica o qual busca uma nova experimentação quanto a forma e a linguagem encenada, provocando impacto ao propor problemas de ordem comportamental (…). A peça também levanta questões de ordem filosófica: o da sobrevivência ou do desaparecimento da religiosidade num mundo dividido. Claramente, a dramaturgia abrangerá o ser humano de todos os tempos ao retratar sentimentos nobres como o amor e lealdade e os comportamentos pérfidos como a traição e a discórdia. A confluência entre palavra dramática e palavra poética requer intimidade. A mesma intimidade com que se refere a obra do autor, Antonio Thadeu Wojciechowski é o mais ilustre desconhecido da cena poética curitibana. (…) Sua gigantesca obra, que ainda permanece parcialmente encoberta, é de vulto comparável às de Paulo Leminski, Helena Kolody e Marcos Prado, nossos três conterrâneos mais amados. Mas isso se atribui à sua própria maneira de ser polaco. Mas por detrás dessa simplicidade, desse humor rudemente esclarecido, a direção do espetáculo foi colher as muitas faces de uma lírica complexa de uma história de vida admirável. Começando pelo movimento da Sala 17, de sua iniciativa, que reuniu e ajudou a revelar nomes como Tatára e Venturelli e Bittencourt (e Fachin!), o espetáculo mergulha nas canções punk, em parceria com Roberto e Marcos Prado, deslisa sobre as botas emporcalhadas da ditadura militar, atravessa um lago de tépida lírica japonesa (felizmente polaco japonês nesta cidade é o que não falta) até retornar à sua casa-templo, espaço preferencial do convívio entre o trivial e o extraordinário.
Ficha Técnica
Texto: Antonio Thadeu Wojciechowski
Direção: Claudete Pereira Jorge
Curadoria e Assistência de Direção: Paulo Ugolini
Elenco: Claudete Pereira Jorge, Nautilio Portela, Helena Portela e Gerson Saher
Figurino e Cenário: Ricardo Garanhani
Iluminação: Erica Mityko
Coordenação do Projeto e Produção: Jewan Antunes
*Apoio e cortesia: Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba
21h – Encerramento do dia
17/11 – Terça-feira
08h30 – Palestra 2: Um olhar sobre educação a distância nos Institutos Federais: desafios e novas perspectivas teórico-metodológicas de aprendizagem
Mediadora: Profa. Gláucia da Silva Brito (UFPR)
09h30 – Debate
10h30 – Intervalo (coffee break) e apresentação cultural
11h – Exposição: Repensando a educação a distância no IFPR – construindo políticas de gestão administrativa e de ensino na descentralização dos processos educacionais
Responsáveis: Prof. Fernando Amorim (IFPR) e Prof. Eduardo Fofonca (IFPR)
12h – Almoço
14h – Continuação: Repensando a educação a distância no IFPR…
16h – Intervalo (coffee break)
16h30 – Palestra 3: Considerações sobre a construção da política de formação de professores: a importância da elaboração das diretrizes curriculares no âmbito do IFPR
Mediadora: Profa. Maria Lúcia Büher Machado (IFPR)
17h30 – Debate
18h – Encerramento do dia
18/11 – Quarta-feira (programação para diretores e coordenadores de ensino)
08h30 – Palestra: Considerações sobre a reestruturação do Ensino Médio: PL 6840/13 e da Base Nacional Comum
Mediador: Prof. João Cláudio Madureira (IFPR)
09h30 – Debate
10h30 – Intervalo (coffee break)
11h – Enfoques e interfaces da pesquisa no IFPR
Mediador: Prof. Ezequiel Burkarter (IFPR)
12h – Almoço
14h – Mesa: A dimensão da categoria trabalho como princípio educativo nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica
Debatedores: Prof. Ezequiel Westphal (Coord.), Prof. Marcos Pansardi (IFPR) e Prof. Sidney da Silva (IFPR)
15h20 – Debate
16h – Intervalo (coffee break)
16h30 – Mesa: A perspectiva das políticas de articulação EJA/EPT no âmbito do IFPR
Debatedores: Rosane de Fátima Batista Teixeira (Coord.), Andrea Danielle Muller (IFPR),
Prof. Roberto Martins de Souza (IFPR), representante do IFMS.
18h30 – Encerramento do dia
19/11 – Quinta-feira (programação para diretores e coordenadores de ensino)
08h30 – Políticas de ensino no IFPR: redirecionamento, planejamento e ações sistêmicas em Rede
Mediador: Prof. Ezequiel Westphal
10h – Intervalo (coffee break)
10h30 – Orientações sobre normativas “em construção” e procedimentos administrativos e pedagógicos da Proens
Mediadores/as: Equipes da Desup, Demtec, Dirac e Daes, da Proens
12h – Informes
12h30 – Encerramento e Almoço]]>