Proad inicia segunda etapa de reuniões sobre o Calendário de Compras e Licitações – Instituto Federal do Paraná

A Pró-Reitoria de Administração (Proad), por meio da Diretoria de Administração (DA), dá início, no dia de hoje (26), à segunda etapa de reuniões dos eixos de ensino sobre o CCL (Calendário de Compras e Licitações) de 2015. O encontro, que ocorre no Câmpus Londrina, segue até o dia 28 de maio.

Definidas em conjunto com os Diretores de Planejamento e Administração das unidades do IFPR durante o V Encontro de Gestão, Eficiência e Práticas Administrativas (Gesprad), compõem a pauta das reuniões, entre outros assuntos, a apresentação dos resultados do CCL de 2014, a importância das cotações e especificações e a definição do que se espera para 2016: por exemplo, que os itens padronizados em 2014 e 2015 sejam incorporados nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).

Conforme a Coordenadora do Núcleo de Apoio a Compras, Licitações e Contratos, Karina Ferrari, “pelo segundo ano consecutivo, o objetivo das reuniões é o de padronizar os itens, materiais e equipamentos por objeto licitatório em todas as unidades do IFPR que ofertam o mesmo curso, além de integrar os professores, principais conhecedores das necessidades e especificações do item,  com o setor administrativo, criando um canal de comunicação em busca de licitações e de um planejamento que realmente atenda às necessidades institucionais”. Essa integração é realizada entre os servidores de diversas unidades do IFPR que possuem o mesmo eixo tecnológico, criando troca de experiência e conhecimento do modo de atuação dos setores de compras.

Segundo o cronograma definido, o encontro em Londrina será dividido da seguinta forma: nesta terça (26), será abordado o eixo tecnológico “Ambiente e Saúde”; na quarta (27), o eixo “Produção Alimentícia” estará em discussão; quinta-feira (28), será a vez do eixo “Controle e Processos Industriais”.

O Diretor de Planejamento e Administração do Câmpus Londrina, Alexandre Ramazzotte, afirma que “o Calendário de Compras e Licitações organizado pela Proad tem se mostrado uma ferramenta importantíssima para a agilidade, transparência e eficiência dos processos licitatórios no âmbito do IFPR. Como nossa estrutura funciona em rede, esse procedimento proporciona um ganho em escala, possibilitando a inserção das demandas em atas de registro de preço organizados por outro câmpus. Além disso, com esse procedimento, os pregoeiros têm a oportunidade de, a cada ano, se especializarem na realização dos certames. As reuniões com os diversos câmpus envolvidos acabam se tornando um importante fórum para a troca de experiências.”

De acordo com o cronograma organizado durante o V Gesprad, as próximas reuniões ocorrerão entre os dias 09 e 11 de junho, no Câmpus Curitiba, no dia 23 de junho, no Câmpus Campo Largo, e no dia 24 de junho, novamente em Curitiba.

Primeiras reuniões ocorreram no Câmpus Foz do Iguaçu

Entre os dias 12 e 14 de maio, ocorreram, no Câmpus Foz do Iguaçu, as primeiras reuniões sobre o CCL 2015. Na ocasião, foram realizadas, ao todo, três reuniões, contemplando os seguintes eixos tecnológicos: “Recursos Naturais e Agroecologia”, no dia 12; “Turismo, Hospitalidade e Lazer”, no dia 13; e “Infraestrutura”, no dia 14 de maio.

Cerca de 15 docentes participaram das reuniões em Foz do Iguaçu, sendo eles dos Câmpus Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Palmas e Umuarama, representando seus respectivos núcleos de ensino. Além disso, devido à consolidação da política em rede na área administrativa de compras do Instituto, os câmpus responsáveis pelas licitações foram representados por servidores da Diretoria de Planejamento e Administração do Câmpus Foz do Iguaçu (dos eixos de “Turismo, Hospitalidade e Lazer” e de “Infraestrutura”) e do Câmpus Umuarama (do eixo de “Recursos Naturais e Agroecologia”), os quais firmaram compromisso na execução dos processos.

Segundo o Diretor de Planejamento e Administração do Câmpus Foz do Iguaçu, Anderson Coldebella, o planejamento proporcionado é um ponto muito positivo para a instituição, “principalmente para previsões de despesas com os cursos e também para auxiliar na tomada de decisões de abertura de novos cursos, dentro de cada eixo, em função dos custos para sua manutenção. Lembrando sempre que este é um trabalho conjunto entre os câmpus interessados no objeto que está sendo licitado e o câmpus que está realizando a licitação; logo, a responsabilidade pelo sucesso do processo é de todos.”]]>