Processos Práticos de Fermentação para Produção de Cachaça Aplicáveis no Ensino de Química

Processos Práticos de Fermentação para Produção de Cachaça Aplicáveis no Ensino de Química

Atualizado em

Subprojeto de Química – Pibid/IFPR, Campus Palmas
Ernani Carneiro
André Cologni
Luiz Barrabarra
Andrea Portto (supervisora)
Sandra Inês Adams Angnes Gomes (coordenadora de área)

O Brasil é um importante produtor mundial de frutas, no entanto, o país apresenta altos índices de perdas pós-colheita, incluindo o não aproveitamento de excedentes de safra tornando o processo fermentativo, atraente e de baixo investimento, viável inclusive para produção artesanal. Sua utilização industrial tem importância cada vez maior, pela disponibilidade das frutas de maneira diversa durante todo o ano, e pelo aproveitamento daquelas que apresentam defeitos (calcula-se de 10-15% da produção anual), sem qualidade para consumo in natura.

Neste sentido, bolsistas do Pibid desenvolveram o Tema – Processos práticos de fermentação e produção de bebidas alcoólicas, em formato de oficinas. As atividades foram realizadas com cinco turmas de 20 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Sebastião Paraná.

O principal objetivo das oficinas foi mostrar a diferença entre as fermentações alcoólica e acética de caldo de cana e maçã em diferentes composições de mosto, utilizando dois processos rápidos de fermentação: a acetificação um com fermento de pão e outro com milho quebrado. Além do estudo do processo fermentativo os estudantes puderam destilar o produto fermentado e obter cachaça.

O desenvolvimento das oficinas mostrou que trabalhar com temas interessantes, aplicáveis ao cotidiano levam os educandos a refletir sobre a importância e aplicação Química.

Agradecimentos:
Pibid – Capes
IFPR – Campus Palmas
Colégio Estadual Sebastião Paraná