Proens publica Edital para seleção de bolsistas para o NAPNE – Instituto Federal do Paraná

Proens publica Edital para seleção de bolsistas para o NAPNE

Na tarde desta quinta-feira (15), foi publicado o Edital nº 21/2013, que tem como objetivo selecionar projetos de apoio ao desenvolvimento dos núcleos de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE). Os projetos receberão bolsas para estudantes, que vão contribuir para a execução dos projetos. Dessa forma, o edital busca contemplar a dupla função de fomentar a consolidação de políticas inclusivas no âmbito do IFPR e promover a permanência e o êxito nos cursos técnicos do IFPR, por meio de ações de inclusão social, dos estudantes.

Cada NAPNE poderá apresentar um projeto e selecionar um estudante, que receberá uma bolsa de R$ 350 durante os meses de setembro a dezembro de 2013. Em contrapartida, o selecionado deverá ter disponibilidade de seis horas semanais para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao projeto.

Seleção de estudantes

A seleção dos estudantes será realizada pelo NAPNE do câmpus e terá os seguintes critérios, por ordem de prioridade:

1º Estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas.
2º Estudantes participantes do NAPNE, sendo que é vedada a seleção de estudantes com parentesco de até segundo grau com os responsáveis pelo projeto.

Os projetos deverão relacionar-se às seguintes áreas:

– Promoção, defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência (física, auditiva, visual, de fala, intelectual, entre outras) e/ou com necessidades específicas (altas habilidades, transtorno de déficit de atenção, transtornos globais do desenvolvimento, etc).
– Desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva voltadas aos estudantes com deficiências e/ou necessidades específicas e suas famílias.
– Promoção de ações socioeducacionais para a comunidade escolar quanto à temática da Educação Inclusiva.
– Estabelecimento de contato e parceria com instituições ou organizações que atendam pessoas com necessidades educacionais específicas.
– Divulgação do NAPNE para a comunidade acadêmica/escolar do Câmpus;

Mais informações

Mais informações podem ser encontrados na página do NAPNE. Dúvidas sobre o edital e o processo de seleção poderão ser dirimidas pelo e-mail: daes@ifpr.edu.br.