Proens realiza I Encontro de Formação dos Coordenadores de Cursos de Licenciaturas – Instituto Federal do Paraná

proens

Durante os dias 31/03 e 01/04, a Pró-Reitoria de Ensino promove o I Encontro de Formação dos Coordenadores de Cursos de Licenciaturas do IFPR. O evento conta com o tema “Política de Formação dos Profissionais do Magistério para a Educação Básica”.

Na abertura do encontro, realizada às 08h30, o Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Ezequiel Westphal, afirmou que é urgente o contínuo debate em torno da organização curricular, da concepção e da identidade institucionais em relação às Licenciaturas. “Este é um evento formativo, por meio do qual iremos dialogar, trocar experiências, ouvir as boas práticas e também os problemas existentes nos cursos de Licenciatura do Instituto”, disse o pró-reitor. “Aqui discutiremos a concepção educacional como um todo, a concepção de currículo, de avaliação, de sociedade, de homem, de mulher, enfim, de mundo, levando em conta a identidade do Instituto”, ressaltou.

Estiveram presentes na mesa diretiva, além de Westphal, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Ezequiel Burkarter, a Diretora de Ensino Superior e Pós-Graduação, Mirele Carolina Jacomel, e o Coordenador de Ensino Superior, Luiz Aparecido de Souza. “Que profissional da Educação queremos que seja o egresso do IFPR? E qual é o seu papel na sociedade?”, questionou Mirele, como algumas das perguntas norteadoras do evento. Após as considerações da mesa de abertura, o encontro prosseguiu com palestra da docente do IFPR Sandra Terezinha Urbanetz, que abordou a “Constituição do Docente para a Educação Profissional”.

O evento, que conta com cerca de 50 participantes e ocorre no auditório da Matriz Nossa Senhora do Rosário, no município de Colombo/PR, continua na sexta-feira, às 08h30, com a palestra “A Formação de Professores à Luz da Resolução CNE/CP Nº 02/2015”, da professora Iria Brzezinski, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Além da Reitoria, representantes de onze campi participam: Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.

Confira a programação completa

I Encontro de Formação dos Coordenadores de Cursos de Licenciaturas do IFPR
Tema: Política de Formação dos Profissionais do Magistério para a Educação Básica, do Instituto Federal do Paraná

31/03/2016