IFPR disponibiliza bolsas de pesquisa através do Programa PIEPI
Publicado em
Até dia 15 de agosto estão abertas as inscrições para o processo seletivo de projetos de pesquisa e inovação a serem apoiados com bolsas por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (PIEPI). O objetivo do PIEPI é promover, valorizar e fortalecer a produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de apoio financeiro à execução de projetos de pesquisa nas suas mais diversas modalidades e áreas do conhecimento. Estão sendo ofertadas 40 bolsas. O Edital nº22/2012 da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) regulamenta e traz todas as informações sobre o Programa.
O programa oferta bolsa no valor de R$2 mil, depositados em cota única, para coordenador de projeto de pesquisa aprovado, o qual deverá ser membro de um grupo de pesquisa em formação ou constituído. Os projetos de pesquisa serão avaliados por consultores ad hoc, designados pelas diretorias de Pesquisa (DIPE) e de Empreendedorismo Inovador (DEMPI), da Pró- Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI). O prazo para a execução do projeto é de um ano a partir da data de publicação do resultado da seleção, previsto para a partir de 03 de setembro de 2012. O coordenador deverá protocolar o projeto de pesquisa no Comitê de Pesquisa e Extensão (COPE) do Câmpus em que está lotado, não podendo ser o mesmo desenvolvido com vistas ao cumprimento da dedicação exclusiva.
Inscrição dos projetos
No ato de inscrição o coordenador do projeto do grupo de pesquisa deverá enviar para o e-mail dipi.proepi@ifpr.edu.br os seguintes documentos:
• projeto de pesquisa;
• formulário de criação de grupo de pesquisa;
• declaração de anuência da Direção Geral do Campus de lotação do coordenador, explicitando que, caso classificado, o projeto será executado com contrapartida de 6 (seis) horas extraordinárias, conforme modelo
apresentado no Anexo IV.
O projeto de pesquisa deverá conter um plano de execução do recurso concedido por meio da bolsa. Cada coordenador de projeto poderá ser contemplado com no máximo uma bolsa. Um grupo de pesquisa poderá submeter mais do que uma proposta, desde que estejam sob a coordenação de diferentes servidores.
Para mais informações sobre requisitos de participação, processo de seleção, classificação e distribuição dos projetos, acesse o Edital nº22/2012 ou a página da PROEPI (Anexos ao Edital).