Proepi lança edital de programa de bolsas de extensão para servidores do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Proepi lança edital de programa de bolsas de extensão para servidores do IFPR

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR lançou, nesta segunda-feira (25), o Edital nº 017/2012, que abre o período de inscrições de propostas de projetos no Programa de Bolsas de Extensão do IFPR. As bolsas são destinadas aos servidores proponentes do projeto e terão vigência de agosto a dezembro de 2012.

O servidor proponente será coordenador do projeto, que deverá contar com, no mínimo, a participação de um estudante regularmente matriculado na instituição. Para cada projeto aprovado, será concedida uma bolsa-coordenador no valor de R$ 400. Serão disponibilizadas 55 bolsas. Como contrapartida, são exigidas seis horas de trabalho semanal além das atividades desempenhadas no IFPR.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho de 2012. A inscrição se dará exclusivamente por meio eletrônico. Os proponentes deverão preencher o formulário disponível em na página da Proepi e encaminha-lo para a caixa postal diext.proepi@ifpr.edu.br. No ato da inscrição, o coordenador deverá informar os seguintes dados do projeto: Justificativa; Objetivos; Planejamento; Cronograma das Atividades e Membros integrantes da proposta.

Os resultados serão divulgados no dia 27 de julho de 2012, após a avaliação das propostas por comissão especificamente designada para este fim.

Objetivos do Programa de Extensão

O Programa de Bolsas de Extensão do IFPR tem por objetivo

a) Demonstração de apoio ao resgate e valorização dos saberes produzidos nas comunidades, reconhecendo a educação em processos formais e não formais.
b) Contribuir com a formação do estudante em seus aspectos técnico, tecnológico e humano;
c) Considerar a articulação entre a formação do jovem e do adulto, seu desenvolvimento para exercício da cidadania, bem como sua inserção digna no mundo do trabalho e a capacitação necessária à gestão de seus empreendimentos individuais e coletivos.
d) Promover a participação de servidores e estudantes em atividades de integração com a sociedade constituindo relações pautadas pela cooperação, respeito e solidariedade entre a população, bem como o fortalecimento de ações inclusivas em todos os seus aspectos.
e) Estímulo a políticas públicas locais, regionais e/ou nacionais que contribuam para a formação integral de cidadãos de todas as idades, considerando o pleno desenvolvimento de suas potencialidades oportunizando condições para sua autonomia intelectual, criativa e consciente de seus direitos sociais.
f) Apoio a ações que permitam acesso da população aos bens materiais e culturais da humanidade.
g) Incentivar a interação entre o conhecimento acadêmico e o empírico, contribuindo com as políticas públicas vigentes.
h) Colaborar com a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e incrementar o apoio aos projetos de extensão.