Proepi lança edital para Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Araucária – Instituto Federal do Paraná

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) divulgou, nesta terça-feira (20), o Edital 011-2013 – PIBIC-FA, referente ao processo seletivo de projetos de iniciação científica a serem apoiados com bolsas do Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Araucária (PIBIC-FA). O projeto é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa para estudantes de graduação.

No total, serão disponibilizadas 20 bolsas de Iniciação Científica PIBIC-FA, no valor de R$ 400,00 mensais. A bolsa de iniciação científica terá vigência de 12 (doze) meses, iniciando em 2014, podendo ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do bolsista. Os recursos serão liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Fundação Araucária. Os bolsistas exercerão suas atividades, sem qualquer vínculo empregatício com o IFPR ou com a Fundação Araucária, em regime de 20h semanais.

Inscrições

Os servidores interessados em participar do processo seletivo deverão enviar os documentos listados abaixo para dipe.bolsa@ifpr.edu.br até o dia 03 de setembro de 2013:
1-  uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa com identificação do pesquisador e grupo de pesquisa (Anexo I (a)), aprovado ou em análise pelo COPE;
2- uma cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa sem identificação pessoal (Anexo I (b)), aprovado ou em análise pelo COPE;
3- uma cópia, em formato PDF, do plano de trabalho do aluno com identificação do pesquisador e grupo de pesquisa (Anexo II (a)), referente ao projeto de pesquisa; e
4- uma cópia, em formato PDF, do plano de trabalho do aluno sem identificação pessoal (Anexo II (b)), referente ao projeto de pesquisa;
5- Cada projeto poderá ser contemplado com até 2 (duas) bolsas.
6- O bolsista poderá ser indicado pelo orientador no ato da inscrição do projeto ou no ato da entrega da documentação para implementação da bolsa.

Somente os professores que atuem nos cursos de graduação poderão ser orientadores de bolsistas de Iniciação Científica e somente estudantes matriculados em cursos de graduação do IFPR poderão ser indicados como bolsistas.

A seleção será feita com base na análise dos projetos de pesquisa, na análise dos planos de trabalho e na análise do currículo Lattes do coordenador/orientador do projeto (Anexo III).

Seleção dos bolsistas

Caberá ao servidor orientador realizar o processo seletivo de bolsista, que se enquadre no cronograma deste Edital, elaborando e divulgando amplamente (no site do câmpus, mural, sala de aula) um cronograma e os critérios de seleção de bolsistas. A inscrição do aluno para o processo seletivo se dará por Ficha de Inscrição do Candidato, que será protocolada no câmpus. O processo de seleção deverá envolver a análise do histórico escolar, na qual os candidatos não receberão nota, apenas serão considerados aptos ou inaptos.

O processo de seleção poderá também incluir prova escrita e entrevista, ambas sobre o tema do projeto. O resultado final, disposto em Memorando descrevendo a ordem de classificação dos candidatos, deverá ser encaminhado física e eletronicamente à Dipe/Proepi pelo endereço eletrônico citado acima.

O resultado será divulgado na página da Proepi a partir do dia 17 de setembro de 2013.

Para mais informações, acesse a seção de editais vigentes na página da Pró-Reitoria ou clique aqui para ler a íntegra do Edital 011/2013 PIBIC/FA.