Proepi publica edital que seleciona bolsistas para o PIBITI – Instituto Federal do Paraná

edital

Proepi publica edital que seleciona bolsistas para o PIBITI

Na tarde desta quarta-feira, a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por intermédio da Diretoria de Empreendedorismo Inovador (DEMPI), públicou o Edital nº 012/2013, que rege o processo de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). O edital prevê a concessão de duas cotas de bolsas de Iniciação Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e de 02 duas cotas de bolsas para apoio financeiro do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Inovação (PIBIN) do IFPR.

Conheça os programas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Já, o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Inovação (PIBIN) do Instituto Federal do Paraná tem por finalidade estimular o desenvolvimento tecnológico, a inovação e ações de melhoramento de produtos e processos através da inserção de alunos em Programas de Iniciação Tecnológica com foco em Inovação.

Sobre as bolsas

No PIBITI, as duas cotas institucionais tem a duração de onze meses, podendo ser renovadas anualmente. A modalidade de bolsa concedida pelo PIBITI é a bolsa de Iniciação Tecnológica, com duração de até 11 (onze) meses e valor correspondente a R$ 400.

As bolsas, na modalidade de Iniciação Tecnológica (IT), destinam-se aos cursos de nível superior do IFPR nas áreas de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação. A contrapartida da bolsa do aluno de graduação será de 20 (vinte) horas semanais, comprovadas através de folha de frequência e de relatórios semestrais de acompanhamento.

No PIBITI, ficam estabelecidos a concessão de duas cotas de bolsa de apoio financeiro no valor de R$ 2.000, que será depositado na conta corrente do coordenador do projeto no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Poderão concorrer às bolsas e ao apoio financeiro projetos desenvolvidos por servidores do quadro do IFPR e alunos regularmente matriculados em cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação dos câmpus do IFPR.

Inscrições

A inscrição de dará por meio do envio, em formato PDF, do Plano de Trabalho para o aluno bolsista (Anexo II do Edital 012/2013) e a Proposta do Projeto de Pesquisa (Anexo III do Edital 012/2013) para o endereço eletrônico dempi.bolsa@ifpr.edu.br. No momento da inscrição deve ser apresentado o protocolo do Projeto de Pesquisa no COPE. Os projetos podem ser inscritos até o dia 08 de setembro de 2013.

Os resultados preliminares serão divulgados no dia 09 de setembro de 2013.

Informações

Todas as informações sobre este processo de seleção e sobre os programas a que ele se refere podem ser encontrados na página de editais vigentes da Proepi e no Edital 012/2013.