Professores de Matemática do Ensino Médio podem se inscrever para Programa de Aperfeiçoamento – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranaguá, oferece 50 vagas em um curso de Atualização para professores de Matemática do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 10 de janeiro. O curso será realizado de 24 a 28 de janeiro de 2011, no Campus Paranaguá (Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453. Bairro Moradias Porto Seguro).

O Curso é oferecido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), produzido no Rio de Janeiro e transmitido para Centros Multiplicadadores em todo o país, via internet, utilizando a estrutura da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Além da gratuidade, há a possibilidade de uma ajuda de custo de R$ 30 por dia para cada professor inscrito (R$ 150 na semana), caso as 50 vagas sejam preenchidas. Para fazer a inscrição, clique aqui, ou aqui para ler o programa do curso e conhecer os professores ministrantes. De acordo com o coordenador do Projeto no Campus Paranaguá, professor João do Carmo Lopes Gonçalves, o Instituto está preocupado em contribuir para reverter o quadro negativo relacionado ao ensino da matemática no Brasil. “Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) entre 65 países avaliados o Brasil ficou em 53º lugar na área de matemática”, informa.

O Instituto Federal do Paraná é o único IF do Brasil a participar do primeiro módulo 2011 do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. Em todo o país, são 33 Universidades Federais participantes e o IFPR Campus Paranaguá. No Paraná, existem outros dois Centros Multiplicadores: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

Os professores são do IMPA e têm ampla experiência em atividades ligadas ao ensino da Matemática, como a publicação da Revista do Professor de Matemática, as Olimpíadas de Matemática (regionais, nacionais e internacionais ), a autoria de diversos livros sobre a Matemática da escola secundária e, principalmente, a concepção e implementação do programa de treinamento de professores.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Data de realização: 24 a 28 de janeiro de 2011
Horário: 8:00 h às 17:30
Local: Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá